one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Região Norte possui maior incidência de câncer de colo do útero no Brasil

Criado em 09/11/15 16h02 e atualizado em 09/11/15 16h14
Por Jornal da Amazônia 1ª Edição- Rádio Nacional da Amazônia Fonte:EBC Rádios

A região Norte possui a maior taxa de incidência de câncer de colo do útero do Brasil. Diferente de todo o restante onde o câncer de pele não-melanoma é mais frequente, seguido pelo de mama. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estimam que enquanto nas outras regiões a taxa de incidência, em média, é de 17 casos para cada 100 mil mulheres, na Região Norte, esse índice é de 24 casos para cada 100 mil mulheres. O câncer de colo uterino é causado pelo HPV, o papiloma vírus humano.
 
A gerente da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Rede do Inca, Beatriz Kneipp, explica que um dos motivos para o alto índice da doença na região é a falta de acesso ao exame preventivo. “É uma região com mais dificuldade de acesso, não ao serviço de saúde em si, mas até de deslocamento; nem todos têm um acesso direto a uma unidade de saúde. E não só ao exame, mas ao tratamento. Esse tratamento não está em todas as unidades de saúde, está em unidades com um pouco mais de especialidade”, avalia.

Confira no player do Jornal da Amazônia 1ª Edição:

Região Norte possui maior incidência de câncer de colo do útero no Brasil

Na região Norte, o Amazonas tem a maior incidência de câncer de colo do útero no Brasil. A estimativa é de 35 casos para cada 100 mil mulheres. Na capital, Manaus, onde é feita a maioria dos atendimentos, o indicador é de 53 casos.
 
A coordenadora de Atenção Oncológica da Secretaria de Estado de Saúde, Marília Muniz, explica que o objetivo é descentralizar o atendimento às mulheres. “No interior do estado nós não temos prestadores do serviço ao Sistema Único de Saúde, ou seja, os laboratórios estão quase que totalmente funcionando em Manaus. Então, a intenção é descentralizar cada vez mais o acesso aos exames, elas terão acesso a esse serviço de referência, e se tiver algo mais grave, necessidade de tratamento terciário, elas serão encaminhadas para Manaus seu devido tratamento, de acordo com o diagnóstico de cada uma.”
 
Por outro lado, a região Norte possui a menor taxa de incidência de câncer de mama do país: a estimativa é de 21 casos a cada 100 mil mulheres. No Sul e no Sudeste, os números chegam a 71.Segundo a gerente da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Rede do Inca, o perfil das mulheres da região Norte pode ser a justificativa para o baixo índice deste tipo de câncer. “Uma possível explicação pra esse menor índice de câncer de mama pode ser a faixa etária: a população da região norte é uma população mais jovem. Pode também estar relacionado a hábitos mais saudáveis de alimentação, com menos uso de produtos industrializados, gorduras. Mas a principal hipótese é a de uma população mais jovem, que amamenta mais, também.”
 
As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo: o papanicolau. Atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, gratuitamente, a vacinação contra o HPV para meninas de 11 a 14 anos de idade. A vacina é a medida mais eficaz para a prevenção da doença.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário