Compartilhar:

FSM: Representante das rádios comunitárias fala sobre a regulação da mídia no mundo

Criado em 27/03/15 23h36 e atualizado em 19/05/15 15h39
Por Portal EBC

Durante o Fórum Social Mundial, o secretário geral da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc), o italiano Francesco Diasio, em entrevista ao Portal EBC, falou sobre a regulação da mídia no norte da África e no restante do mundo.

O ativista apontou as distinções dos diversos países, principalmente na Tunísia com seu processo de democratização. A Argélia, por exemplo, tem um serviço público de comunicação bastante desenvolvido, similares ao modelo descentralizado alemão. 

Para Diasio, este é movimento de discussão é importante por colocar na mesma mesa “representantes distintos de serviços audiovisuais e instâncias políticas que são árbitras deste processo”, sendo um grande desafio a digitalização dos meios nestes países.

O representante da Amarc também ressalta a necessidade da regulação passar por autoridades independentes. Ele exemplifica que na Europa há estados onde o setor está bem regulamentado, enquanto outros não há uma regulação “clara e homogênea”. Para ele, o processo europeu não é muito distinto dos processos em ouros continentes, sendo necessário uma necessidade mobilizar diversos níveis da sociedade civil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário