Imagem:

Compartilhar:

Saiba como vai ser disputado o rúgbi no Rio 2016

Criado em 01/07/16 20h19 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Portal EBC

Oficialmente, as primeiras regras do rúgbi surgiram na Rugby School, localizada em Rugby, na Grã-Bretanha. A primeira federação nacional, a Rugby Football Union, da Inglaterra, foi formada em 1871.

Durante uma partida de futebol em 1823, um estudante da Rugby School, William Webb, pegou a bola com as mãos e correu até o gol. A história é reconhecida oficialmente e muitos defendem o lance como a origem da modalidade. Outra vertente histórica aponta que a modalidade é inspirada, na verdade, nos jogos com bola e contato físico de civilizações antigas, tais como o Harpastum, praticado pelos romanos no passado.

A prática do rúgbi de sete (7-a-side) é uma das novidades do programa dos Jogos Olímpicos de 2016. Mas se engana quem pensa ser a primeira vez que o rugby aparece em eventos olímpicos. O rúgbi foi disputado em quatro edições passadas: Paris 1900, Londres 1908, Antuérpia 1924 e Paris 1924. Antigamente, a modalidade ocorria apenas com 15 jogadores para cada lado (15-a-side).

Agora, o rúgbi de 7 traz mais agilidade para a partida por ter sete jogadores em campo e cinco na reserva, sendo que apenas três deles podem ser usados para substituição.

Jogando em casa, em 1900, a França foi a primeira seleção a vencer a modalidade. A disputa ocorreu contra os ingleses, criadores das primeiras regras do esporte. Nos eventos seguintes, a Austrália tornou-se campeã e os Estados Unidos venceram outras duas edições. O envolvimento dos Estados Unidos permitiu a criação do futebol americano, popular no país e com objetivos relativamente parecidos.

No rúgbi, o jogador não deve tocar ou passar a bola para alguém do time que esteja na frente da linha da bola. Por opção, a equipe pode até utilizar os pés para chutar e realizar dribles. O importante é levar a bola para o fim da linha do campo adversário. Se o adversário for até lá e colocar a bola no solo, ele faz um “try” e ganha 5 pontos. Quem marcar um “try” ainda ganha o direito de tentar converter um chute a gol. Cada chute a gol vale dois pontos. Assim, um “try convertido” equivale a 7 pontos.

Mundialmente, o rúgbi fica sob responsabilidade do Conselho Internacional de Rugby (www.irb.com [2]). A modalidade é representada no Brasil pela Confederação Brasileira de Rugby (www.brasilrugby.com.br [3]), que participará dos jogos nas categorias masculina e feminina.

De acordo com informações da CBR, nos últimos 3 anos, o Brasil projetou-se da 45ª para a 27ª posição no ranking da International Rugby Board (IRB) na categoria masculina adulta. Já no feminino, a seleção brasileira conquistou a 10ª posição no último Campeonato Mundial realizado em Dubai em 2009 – a melhor posição alcançada por uma equipe brasileira em Mundiais. O time das mulheres é considerado a melhor equipe da América Latina, na frente do Uruguai, Chile e Argentina.

Tags:  rugby [7], jogos olímpicos [8], Rio 2016 [9], rugby olímpico [10], Rio 2016 [9], rúgbi [11]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário