Compartilhar:

Ciranda, xote, xaxado e baião: crianças de Sergipe mostram os passos do arraiá

Criado em 26/06/15 19h53 e atualizado em 26/06/15 19h51
Por GEWEB Dipro

Em Aracaju, capital do Sergipe, brincar o arraiá é coisa séria. Desde pequenas, as crianças aprendem na escola a valorizar a cultura regional, conhecem a história das festas juninas e ensaiam a tradicional quadrilha.

Os integrantes da Quadrilha Xodó da Vila Mirim, versão infantil de um grupo criado em fevereiro 1992 em Aracaju, mostram uma incrível desenvoltura para dançar o xote, xaxado e baião, fruto de muita prática e dedicação.

Carlos Fabrício Santos, marcador da quadrilha, mostra em vídeo produzido pela TV Aperipê, do Sergipe, alguns passos para animar a brincadeira.

Ao som de “Pagode Russo” de João Silva e Luiz Gonzaga, o menino Fabrício puxa a fila para formar o “caracol”. De mãos dadas, o grupo vai andando para o centro do círculo, se enrolando e criando uma espiral.

Depois a quadrilha mostra a diferença entre dançar a melodia mais suave do “xote” e o ritmo mais acelerado do “baião”, com rodopios e balanceios.

Movimentando os pés como que “cavando” a terra, Fabrício e seu grupo marcam o compasso do “xaxado”.

E para dançar a “ciranda”, todos dão as mãos e formam uma grande roda. Assim eles batem os pés no chão, balançam os braços e giram para a direita e para a esquerda.

Agora é hora de aproveitar! A quadrilha Xodó da Vila Mirim encerra misturando vários passos para criar uma rica apresentação para as festas juninas.

Com o vídeo abaixo, aprenda como montar também a coreografia da sua quadrilha:

Para viajar com outros vídeos de diversos estados brasileiros, descobrir curiosidades, ouvir músicas e aprender novas coreografias, assista ao especial Brincando no Arraiá, a ser exibido ao vivo pela TV Brasil no domingo, 28 de junho, a partir das 12h30.

E Viva o arraiá! Viva São João!

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário