Amamentação

Imagem:

Compartilhar:

Desmame: qual o momento certo?

Criado em 25/07/14 08h02 e atualizado em 29/07/15 08h25
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal [2]

A partir dos 6 meses, quando a amamentação deixa de ser exclusiva e outros alimentos passam a fazer parte da dieta da criança, as mamadas se tornam cada vez menos frequentes. O processo gradual de deixar o peito pode ser difícil para a criança e para a mãe. Por isso, deve ser feito com calma e aos poucos. Para auxiliar as famílias que estejam vivendo essa situação, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal preaparou um guia [2], com dicas e esclarecimentos sobre essa fase. Confira: 

Dicas para um desmame mais tranquilo

1) Não recuse dar o peito, mas também não o ofereça. Essa técnica permite reduzir o número de mamadas, embora nem sempre seja suficiente.

2) Diminua a duração de cada mamada. Depois de uma mamada mais curta, dê ao seu filho um brinquedo para que ele se distraia ou leve-o para um passeio.

3) As mamadas mais importantes, como a de antes de dormir (para muitos bebês), são as últimas a serem deixadas, pois marcam um encontro certo entre vocês.

4) Com a introdução de outros alimentos, a criança espaça as mamadas até que não precise mais delas. Verifique sempre se a solicitação do peito não é só um pedido de atenção, de companhia. Peça a ajuda do pai, da avó, da tia...

5) Se o seu bebê tem um cantinho preferido para ser amamentado, passe a evitá-lo.

6) Converse com  seu filho e diga claramente a ele que você não vai mais dar o peito, se for esse o caso, ou que está na hora de outros alimentos. E isso não significa que você vai deixar de amá-lo ou de lhe dar atenção. 

Leia também:

Fórmulas infantis não devem substituir amamentação [3]

Amamentação contribui para inteligência da criança, diz estudo [4]

O período de se despedir do peito da mãe

Bebê - Para os bebês que foram amamentados desde o nascimento, o peito da mãe representa sua fonte de alimento, de carinho, de atenção exclusiva. Separar-se do peito é uma experiência de perda para a criança. Por isso, não se assuste se o seu filho ficar mais grudado em você, mais manhoso e chorão. Ele só está passando por uma fase de mudança, como tantas outras que virão pela frente e essa etapa será melhor vivenciada quanto mais respeitoso e oportuno for o processo de desmame.

Mãe - Para você, o desmame também pode ser uma fase em que tenha a sensação de perda, afinal, é um período de muitas mudanças tanto na vida do bebê quanto na sua. O desmame dá início ao processo de independência que, a partir de agora, será cada vez mais intenso. Mesmo sendo difícil para ambos, é importante ter consciência de que esse processo é benéfico ao desenvolvimento do seu filho.

Distraia o bebê

Bebês são ativos, estão sempre ocupados. Aproveite essa característica de seu filho e estimule-o com alguma coisa na hora em que ele pedir para mamar. Especialmente nas principais mamadas: ao acordar, antes de ir dormir e à tarde. A dica é mudar um pouco a rotina, para que a criança não perceba que tem algo faltando ali. Um passeio pela rua, uma visita da vovó...

* Para mais informações, acesse o folheto Desmame [2]

Tags:  desmame [5], dicas [6], peito [7], amamentação [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário