Mãe e filho

Imagem:

Compartilhar:

Desmame abrupto é traumático, diz pediatra

Criado em 19/07/16 09h51 e atualizado em 19/07/16 10h19
Por Ligado em Saúde - Canal Saúde [2]

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que os bebês mamem exclusivamente até os seis meses e que recebam o leite materno até os dois anos de idade ou mais. Em entrevista ao programa Ligado em Saúde, do Canal Saúde, o pediatra Marcus Renato de Carvalho afirma que não haver um limite certo para o desmame total é uma orientação bastante sábia, porque além de existirem variações sociais e culturais em cada família, o processo é bastante subjetivo. "Ele depende da mãe, do bebê e do pai, que pode ajudar (os dois primeiros) a terem um melhor momento."

Segundo Marcus, o desmame total deve ser um processo que acontece de forma gradativa: "O desmame abrupto é traumático". A recomendação do pediatra é que a mãe nunca use subterfúgios como pintar o peito, dizer que está machucado, colocar pimenta ou viajar como medida de interromper a amamentação. "A nutriz deve agir com verdade e com conversa". Uma forma de fazer isso, é explicar à criança seu cansaço e dizer a ela que mesmo sem dar o peito, ela estará sempre por perto com muito colo e muito abraço.

Assista à entrevista completa:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário