Manifestante detido por policiais durante protesto na Espanha

Imagem:

Compartilhar:

Detidos em manifestação na Espanha são alvo de processo judicial

Criado em 01/10/12 17h43 e atualizado em 01/10/12 18h04
Por EBC Fonte:Télam [2]

Manifestante detido por policiais durante protesto na Espanha
Manifestante detido durante os protestos na Espanha (Foto: Agência Lusa)

As 35 pessoas detidas durante o protesto em frente ao Congresso dos Deputados espanhol do último dia 25 de setembro (25s) foram acusadas nesta segunda-feira (01) de cometer um delito contra as instituições do Estado [3], embora essas acusações houvessem sido retiradas.

A acusação foi feita pela presidenta do Tribunal de Instrução número 8 da Praça de Castilla, que assumiu a causa aberta contra os manifestantes, depois que o juiz do Tribunal Nacional, Santiago Pedraz, se negou a receber o caso.

Pedraz ordenou que os presos fossem encaminhados para tribunais ordinários, já que a polícia os acusava de crimes de ataques, lesões, resistência à autoridade, desobediência e desordem pública, e “nenhum deles competia ao Tribunal Nacional”.

O Ministério Público não apresentou novas acusações contra os manifestantes, que após prestarem depoimento diante dos tribunais da Praça de Castilla foram liberados com as mesmas acusações.
No entanto, a presidenta do tribunal decidiu pronunciar-se hoje a favor do Tribunal Nacional ao considerar que os manifestantes detidos na praça Neptuno poderiam ter cometido um “crime contra as instituições de Estado”, com punição que varia de seis meses a um ano de prisão e que pode chegar a cinco anos de prisão em casos mais graves.

Em sua decisão, a juiza afirma que os manifestantes do 25s “tentaram ultrapassar o perímetro de segurança estabelecido para impedir que os deputados espanhóis deixassem a Câmara”. Ela também sustentou que os manifestantes “lançaram objetos contra os funcionários da polícia” e foram responsáveis por agressões.“À luz do relatório policial fica claro que o objetivo da manifestação era exigir a destituição e ruptura do sistema vigente”, afirmou a juiza.

Testemunhos

A “Coordenadora 25s”, divulgou nesta segunda-feira (01) em sua página na internet [4], os locais e horários onde ocorreram as prisões dos manifestantes no dia 25 de setembro e convocaram as pessoas presentes no protesto a contribuírem com seu testemunho em relação a essas detenções.


A manifestação #25s

Milhares de pessoas convocadas pela plataforma “25s Rodeia o Congresso”, surgida do movimento dos indignados, se concentraram na última terça-feira na Praça Neptuno, a cerca de 200 metros do prédio parlamentar, para exigir a demissão do presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e pedir o fim das políticas de austeridade frente à crise econômica internacional. Após várias horas de protesto pacífico, houve  tensão com a polícia, que reprimiu a manifestação [5], deixando um saldo de 64 feridos e 35 detidos. Na quarta-feira [6] e no sábado [7], os manifestantes voltaram as mesmo lugar para denunciar a repressão e insistir na exigência de que Rajoy renuncie, e foram novamente dispersados com violência, ainda que os distúrbios tenham sido menores.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [46] Fazer uma Reclamação [46] Fazer uma Elogio [46] Fazer uma Sugestão [46] Fazer uma Solicitação [46] Fazer uma Simplifique [46]

Deixe seu comentário