A Floresta Amazônica ocupa dois quintos da América do Sul e aproximadamente 60% do território brasileiro

Imagem:

Compartilhar:

+20 Ideias para Girar o Mundo

Criado em 05/09/12 11h49 e atualizado em 24/09/12 11h07

Amazônia
Imagem da Floresta Amazônica, que ocupa dois quintos da América do Sul e aproximadamente 60% do território brasileiro (Foto: Amanda Rossi / Creative Commons)

Qual é a concepção de sustentabilidade que você tem? Quais são as ideias você gostaria de dar para contribuir com um mundo ecologicamente correto?

Para incrementar este debate, o Portal EBC apresenta o projeto +20 Ideias para Girar o Mundo [2]. Uma iniciativa da Unesco no Brasil [3], que foi produzida durante a conferência Rio+20 [4] para ajudar nas discussões sobre sustentabilidade. Aqui no portal, você poderá ver 21 mini-conferências, gravadas em vídeo, cada uma com a duração de até 7 minutos. Nelas os convidados expressam suas opiniões livremente, com abordagens pessoais sobre o desenvolvimento sustentável e as prioridades para o Brasil e o mundo.

Os participantes do projeto foram instigados a refletir e expressar suas opiniões sobre as seguintes questões:

- Conceito de sustentabilidade
- Como tornar o mundo mais sustentável, tendo em mente as três dimensões da sustentabilidade - a econômica, a ambiental e a social – tanto no Brasil quanto no mundo
- Quais deveriam ser as prioridades e por onde devemos começar
- Qual é a responsabilidade do indivíduo na construção da sustentabilidade

Abaixo estão cinco dos vídeos. Os demais estão nos seguintes links:

+20 Ideias: A sustentabilidade é um processo complexo, que envolve também desenvolvimento social, econômico, político [5]
+20 Ideias: À medida que as atitudes se tornam mais afinadas com o meio ambiente, o ser humano pode preservar a si próprio [6]
+ [7]20 Ideias: A preservação do meio ambiente envolve a ciência, a educação, a criatividade, o respeito pelo lugar em que vivemos [7]


"Sustentabilidade é o avanço atuando amigavelmente com o meio ambiente", afirma Jacob Palis
O matemático, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis alerta para a importância de o país investir na Amazônia.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 



"O Brasil tem que acabar com as desigualdades sociais", diz Izabel Maior
A médica e consultora do Comitê Nacional da Rio+20 para a Sustentabilidade fala sobre como a sustentabilidade e a inclusão social devem caminhar juntas.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

"Qualquer coisa que se queira fazer tem que provocar essa consciência planetária", diz Roseli Lopes
Roseli de Deus Lopes, engenheira elétrica e professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), fala de que forma o homem pode usar os recursos naturais de forma sustentável.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

"Nós temos que ter como meta o desmatamento zero", afirma Sergio Abranches
Sergio Abranches é sociólogo, cientista político, escritor e comentarista de ecopolítica da rádio CBN. Segundo ele, não há como resolver o problema social e manter o desenvolvimento econômico se não for incorporada a questão ambiental.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

"A crise mundial ainda está presente", afirma Lucien Muñoz
Lucien Muñoz é economista, é Representante da Unesco no Brasil e dirige o escritório no Brasil. No vídeo, ele explica o que deveria ser feito para avançar no campo da sustentabilidade.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) [8] e da WWF-Brasil [9].
 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [71] Fazer uma Reclamação [71] Fazer uma Elogio [71] Fazer uma Sugestão [71] Fazer uma Solicitação [71] Fazer uma Simplifique [71]

Deixe seu comentário