Gonzagão se apresenta com o seu conjunto, ao lado de Marinês, mãe do maestro Marcos Farias e comadre de Luiz Gonzaga. (foto do arquivo pessoal de Marcos Farias, afilhado de Luiz Gonzaga)

Imagem:

Compartilhar:

Brasil celebra os 100 anos de Gonzagão, Jorge Amado, Nelson Rodrigues e Mário Lago

Criado em 17/12/12 16h43 e atualizado em 21/12/12 19h13

Gonzagão
Gonzagão fala ao telefone observado por integrantes de seu conjunto musical  (Marcos Farias / Arquivo Pessoal)

Grandes nomes da cultura brasileira do século XX foram festejados em 2012. É o caso de Luiz Gonzaga, Jorge Amado, Nelson Rodrigues e Mário Lago, que ganharam celebrações por ocasião de seus centenários. Outro aniversariante ilustre foi o jornalista e escritor Ziraldo [2], que comemorou 80 anos de vida neste ano.

#Gonzaga100 [3] - A festa em torno dos 100 anos de Gonzagão motivou lançamentos de livros [4] e discos, além de festivais e shows que movimentaram o país. No estado natal do Velho Lua, a festa foi digna de um rei. Por três dias, nomes como Fagner [5], Alceu Valença, Dominguinhos [6], Gilberto Gil, Chambinho do Acordeom [7] e Elba Ramalho [8] homenagearam Gonzaga com shows no Recife e em Exu, cidade onde nasceu o filho de Januário. O cantor e compositor também foi homenageado pela presidenta Dilma Rousseff [9], durante a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultura, dedicada a Gonzaga em 2012.

Houve homenagens a Gonzaga também nos festivais de música da Rádio Nacional FM de Brasília [10] e das Rádios Nacional e MEC AM [11] do Rio de Janeiro. No Portal EBC, o Reio do Baião ganhou página exclusiva [12] com dados de sua biografia, fotos, vídeos e a cobertura completa de todos os eventos que celebraram seu nome. A hashtag #Gonzaga100 [13] movimentou as redes sociais e levou ao público da web a obra de Gonzagão.

Assista abaixo ao bate-papo entre Fagner, Chambinho do Acordeon, Antônio Barros e Cecéu com histórias e canções de Gonzaga.
 


 

Jorge Amado
O escritor baiano faria 100 anos se estivesse vivo (Divulgação)

Literatura - Um dos mais consagrados autores brasileiros, Jorge Amado, também teve seu centenário celebrado em 2012 [14]. Amado nasceu em Ilhéus, na Bahia, onde passou grande parte da infância. Publicou 32 livros que venderam mais de 30 milhões de exemplares no Brasil e foram traduzidos para 29 idiomas. Casou-se com a também escritora Zélia Gattai e morreu em Salvador, aos 89 anos de idade.

 

O dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro Nelson Rodrigues, se vivo, também completaria 100 anos [15] em agosto deste ano. Nelson é autor de obras como "O Beijo no Asfalto", "Toda Nudez Será Castigada" e "Vestido de Noiva". Ele se intitulava como um anjo pornográfico, menino que via o amor pelo buraco da fechadura. Nelson é considerado um dos inventores do teatro moderno brasileiro.

Imagem - Nelson Rodrigues mudou o jeito de fazer teatro
Nelson Rodrigues mudou o jeito de fazer teatro (Cedoc/Funarte)

Saudades de Lago – Ator, poeta e compositor, Mário Lago é autor de canções clássicas como “Ai que saudades da Amélia”, “Aurora” e “Nada Além”. Tem extensa obra em teatro e televisão e é mais uma artista que ganhou merecidas homenagens por seus 100 anos em 2012. O Samba na Gamboa não podia deixar de celebrar Lago e, pra isso, convidou os artistas Chamon e Pedro Amorin. Confira:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [44] Fazer uma Reclamação [44] Fazer uma Elogio [44] Fazer uma Sugestão [44] Fazer uma Solicitação [44] Fazer uma Simplifique [44]

Deixe seu comentário