one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Participantes de todo o Brasil começam a chegar para a 16ª edição da Campus Party, um dos maiores eventos tecnológicos do mundo

Imagem:

Compartilhar:

Redes sociais são decisivas para quem deseja ganhar (ou não perder) um emprego

Criado em 31/01/13 17h50 e atualizado em 31/01/13 19h27
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Participantes de todo o Brasil começam a chegar para a 6ª edição da Campus Party Brasil
Rede sociais podem ajudar ou atrapalhar profissionalmente (Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil))

Mais do que um espaço para interação entre amigos, as redes sociais também têm impacto nas relações de trabalho. Dependendo de como a pessoa se porta online, ela pode ser decisiva para a garantia de um emprego. Essa relação foi tema no debate "A importância das redes sociais na colocação profissional" nesta quarta-feira na Campus Party 2013.

Para a publicitária Fernanda Chaves Ferreira (participante da mesa que conseguiu um emprego com ajuda do Twitter) as redes sociais são mais uma opção de filtro: “Em um processo com 20 mil candidatos, ninguém vai olhar o perfil no Facebook de ninguém. Mas a partir do momento em que o processo afunilar, isso pode acontecer”.

Já Luis Testa, que cuida da área de marketing da Catho, conta que a rede social deve ser usada como um canal de marketing do usuário. “Se ele quer colocar uma foto de sunga em um churrasco no perfil do Facebook, que coloque o perfil de forma privada”, diz. Para ele, uma boa dica é seguir pessoas interessantes no perfil do Twitter. “Eu já selecionei pessoas com base nisso”, conta.

Redes também "ajudam" as pessoas a perderem o emprego

Cometer gafes em redes sociais pode não apenas facilitar (ou dificultar) uma nova vaga de emprego, como também deixar alguém desempregado. Pelo menos é o que garante Gustavo Guanabara, que fez a palestra com o sugestivo nome de “50 dicas para acabar com a sua Vida/Carreira/Empresa nas Mídias Sociais”.

Entre as “dicas” para fazer uma pessoa prejudicar suas relações de trabalho estão postar fotos de biquíni ou sunga, jogar (no Facebook) durante o horário de trabalho ou falar mal do chefe publicamente. Ou seja, a web pode ser usada tanto a favor como contra o usuário. Isso só vai depender da forma em que ele se comportar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário