one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


aaron swartz falando

Imagem:

Compartilhar:

Site do MIT recebe novo ataque de hackers que protestam pela morte de Aaron Swartz

Criado em 15/01/13 16h17 e atualizado em 15/01/13 18h03
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

Na tarde desta terça-feira (15), o perfil do twitter @TheAnon0ne divulgou um novo ataque a um dos domínios do site do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O perfil atribuido a integrantes do grupo Anonymous cita que foi realizado um "Tango Down" no link http://rledev.mit.edu. O termo  significa que o site foi derrubado em referência à expressão utilizada por militares norte-americanos quando acertam um alvo.

O domínio derrubado é utilizado pelo Laboratório de Pesquisas em Eletrônicos do MIT (Research Laboratory of Electronics), que está exibindo a seguinte mensagem de erro "Directory Listin Denied" (Lista de Diretório Negada). Contudo, o site principal do laboratório continua funcionando pelo link http://www.rle.mit.edu/.
 

Mensagem sobre o Tang Down no perfil do twitter.

Na segunda-feira (14), o  MIT recebeu o primeiro ataque de hackers em memória ao ativista e programador Aaron Swartz, que se suicidou na sexta-feira (11). O grupo Anonymous deixou uma mensagem no site do MIT em homenagem ao jovem de 26 anos. O conteúdo do texto pede desculpas aos administradores do site.

Mensagem deixada no site principal do MIT

O MIT  é citado pela família de Swartz como um dos responsáveis pela pressão que o levou  a se suicidar. Ele estava sendo investigado por  ter feito supostamente downloads ilegais de conteúdos do site do MIT. Para a família, a promotoria do caso intimidou o programador com a possibilidade pena de até 30 anos pelo ato. O presidente do MIT chegou a anunciar uma apuração interna om o objetivo de avaliar a influência da instituição na morte de Swartz.

aaron swartz falando
Aaron Swartz era ativista contra projetos de leis que poderiam incentivar a censura na rede (selfagency / Creative Commons)

Swartz é conhecido internacionalmente por ter sido um dos responsáveis por criar, aos 14 anos, o sistema RSS de distribuição de conteúdos pela rede. O jovem também era ativista acontra a censura na internet. Após sua morte, vários acadêmicos de todo mundo chegaram a disponibilizar artigos em homenagem a Aaron, que estão disponíveis no site http://pdftribute.net.

Leia também:

Pesquisador de NY argumenta que projeto contra pirataria online é perigoso para a web

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário