one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nanotecnologia pode ter aplicada no vestuário, na alimentação, na medicina, na indústria farmacêutica, entre outros

Imagem:

Compartilhar:

Ministros formalizam implantação da Embrapii em evento com a CNI

Criado em 10/05/13 18h00 e atualizado em 10/05/13 18h37
Por Flávia Albuquerque Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Escola Móvel de Nanotecnologia
A empresa foi criada para fomentar o processo de cooperação entre as pequenas e médias empresas nacionais e instituições tecnológicas voltadas a pesquisa e desenvolvimento.(Julia Moraes/Senai-SP)

São Paulo - Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, reuniram-se hoje (10) para formalizar a implantação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A nova entidade foi anunciada em março pela presidenta Dilma Rousseff.

O próximo passo, depois da constituição da Embrapii, que terá forma de organização social, é a sua qualificação, para que comece a funcionar em um mês. No evento, os ministros assinaram a constituição da associação necessária para a formação da Embrapii.

A Embrapii foi criada para fomentar o processo de cooperação entre as pequenas e médias empresas nacionais e instituições tecnológicas ou instituições privadas sem fins lucrativos voltadas a pesquisa e desenvolvimento (P&D). Os investimentos previstos são de R$ 1 bilhão para 2013 e 2014. Os recursos serão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e dos parceiros envolvidos.

“A meta é que um terço dos financiamentos para os projetos venha da indústria, um terço da Emprapii e um terço das instituições de pesquisa que vão fazer o suporte técnico para a inovação. É uma estrutura muito enxuta. Ela é basicamente a gestora e indutora do processo de inovação. A Embrapii é uma instituição que certifica, avalia e financia os projetos que vão ser estabelecidos a partir da demanda da indústria”, disse Mercadante.

De acordo com Mercadante, as empresas interessadas deverão se credenciar nos institutos nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e terão os projetos analisados para que o repasse da verba seja feito. Poderão se vincular à Embrapii laboratórios de universidades e de institutos de pesquisa, entre outras entidades, além de centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação privados sem fins lucrativos e não vinculados a empresas e polos de inovação dos  institutos federais de ensino superior.

A nova organização é inspirada no modelo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), considerada uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento e destaque do país no setor do agronegócio.

O projeto piloto da Embrapii envolve o Instituto Nacional de Tecnologia, do Rio de Janeiro, na área de biotecnologia; o Instituto de Pesquisa Tecnológica, de São Paulo, em energia e saúde; e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário