one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cartazes pedem asilo para Edward Snowden no Conexões Globais

Imagem:

Compartilhar:

Pedido de asilo a Snowden no Brasil será entregue à Dilma em fevereiro

Criado em 24/01/14 20h31 e atualizado em 25/01/14 11h39
Por Renata Martins Fonte:Portal EBC

David Mirand fala sobre soberania digital e vigilância na era da internet
David Miranda fala sobre soberania digital e vigilância na era da internet (Eduardo Aigner / Conexões Globais)

David Miranda, coordenador da campanha para que o Brasil conceda asilo a Edward Snowden declarou nesta sexta-feira (24), que uma petição de pedido de asilo ao ex-técnico da NSA, Edward Snowden, será entregue à presidenta Dilma Rousseff após o retorno das atividades do Congresso Nacional, em fevereiro.

Confira mais notícias no portal EBC

Leia também:  CryptoParty: criptografia pode inviabilizar espionagem norte-americana

A declaração do companheiro do jornalista Glenn Greenwald, que denunciou vigilância da NSA, foi dada no Conexões Globais, durante o debate Soberania Digital e Vigilância na Era da Internet. Uma proposta de “asilo coletivo” concedido pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul) foi defendida por participantes e palestrantes.

David Miranda também falou sobre documentos não revelados:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

A petição, chamada de “Um lar para Snowden”, já recolheu mais de 885 mil assinaturas e é endereçada à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Miranda defende que o ex-agente da NSA pode ajudar o Brasil. “Ele pode ajudar a explicar como o processo é feito”, diz. Em agosto de 2013 foi detido e tratado como terrorista por autoridades britânicas. À época, ele levava na bagagem documentos ligados a Snowden.

As denúncias do analista de informação dos EUA Edward Snowden, também foram pano de fundo para um intenso debate sobre vigilância e mecanismos de proteção na rede. “Em 2013 cerca de 800 pessoas foram mortas por drones (veículo aéreo não tripulado) que rastrearam os programas de georreferenciamento, como o GPS, que os próprios alvos usavam”, denuncia o professor Sergio Amadeu, um dos participantes da mesa de debates.

Durante o debate, Amadeu sugeriu o uso massivo de dados criptografados para inviabilizar a vigilância norte-americana. Demi Getschko, um dos criadores do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), aponta que não há solução técnica para resolver a questão do controle da internet, mas algumas medidas podem dificultar a espionagem. “Temos que ter mais cuidado ao expor nossos dados na internet”, diz.

Confira as imagens do 1º dia do Conexões Globais 2014

 

 

A EBC é uma das apoiadoras oficiais da 3ª edição do Conexões Globais 2014

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário