one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília – Ativistas vestidos com máscaras de animais e fantasias fazem protesto em frente ao Ministério de Ciência e Tecnologia pedindo a proibição de testes em animais

Imagem:

Compartilhar:

Ativistas protocolam abaixo-assinado no MCTI contra testes em animais

Criado em 14/03/14 17h16 e atualizado em 14/03/14 17h36
Por Andreia Verdélio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Os grupos de proteção animal, Humane Society International (HSI) e ProAnima, protocolaram hoje (14), no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), um documento com 32 mil assinaturas, coletadas pela internet, da campanha brasileira "Liberte-se da crueldade". O objetivo dos grupos é a proibição dos testes em animais para a produção de cosméticos.

Leia mais notícias:

ONG lança campanha pelo fim dos testes cosméticos em animais

O MCTI abriga o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que discute o uso de animais em testes para cosméticos e medicamentos. A próxima reunião do conselho acontecerá na próxima quinta-feira (20).

Segundo a assessora legislativa da HSI, Antoniana Ottoni, o Concea tem o poder de proibir testes que sejam muito cruéis e de baixa relevância. “Com a proibição para cosméticos, os projetos terão de ser muito bem definidos. Mas a pesquisa de ingredientes com duplo uso, para cosméticos e medicamentos, onde não é possível o abandono de metodologias baseadas no modelo animal, eles [os animais] ainda serão utilizados. A regra que estamos propondo é bem clara quanto a isso.”

Antoniana conta que existem mais de 500 empresas no mundo, consideradas livres de crueldade, que se utilizam de um banco de dados de mais de 5 mil ingredientes, que já têm um histórico de segurança consolidado. “Então, está comprovado que não são necessários novos testes em animais para este fim. É uma escolha ética que as empresas vêm fazendo, assim como os consumidores, já que empresas estão perdendo clientes, porque fazem testes em animais”, disse ela.

A ativista explica que o mercado de métodos alternativos vem crescendo: “De 50 anos para cá, o desenvolvimento tecnológico cresceu absurdamente. Então, os testes em animais, que eram muito úteis há 50 anos, hoje não são mais. E a proibição dos testes é a chave para o direcionamento de maiores recursos para o desenvolvimento de métodos alternativos no Brasil, tanto públicos como privados."

O MCTI informa que representantes da HSI foram recebidos, no Rio de Janeiro, pelo coordenador do Concea, José Mauro Granjeiro, e adianta que o posicionamento do órgão sobre o assunto será definido na reunião da semana que vem. No Brasil, os testes em animais, para cosméticos, já são proibidos no estado de São Paulo.

Em nota, o Concea diz que “preza para que todas as atividades de ensino e pesquisa, que envolvam animais de laboratório, em todo o território brasileiro, sigam rigorosamente os critérios da Lei 11.794/2008, do Decreto nº 6.899/2009 e da Resolução nº 12, publicada no Diário Oficial da União de 25/09/2013, que baixou a Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais para fins Científicos e Didáticos”. Além disso, o Concea reafirma o compromisso de colaborar para o crescente desenvolvimento da ciência de animais de laboratório, "zelando para o uso ético dos animais, incentivando e apoiando ações que estimulem o desenvolvimento e validação de metodologias alternativas ao uso de animais vivos, no ensino e na pesquisa”.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário