one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Celulares android iphone

Imagem:

Compartilhar:

Banda larga móvel: saiba o que é e como funciona a tecnologia 4G

Criado em 10/10/14 10h35 e atualizado em 10/10/14 15h23
Por Líria Jade Edição:Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

Celulares android e iphone
O 4G traz consigo aspectos que o tornam o principal sucessor das tecnologias existentes, tais como maior eficiência no uso do espectro de radiofrequência, redução do tempo de resposta( Marcos Santos / USP Imagens)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)  promoveu, no fim de setembro, leilão da frequência de 700 mega-hertz (MHz), que será usada para ampliar a tecnologia de quarta geração de banda larga móvel (4G). O leilão arrecadou quase R$ 10 bilhões. De acordo com o Ministério das Comunicações, o governo, no entanto, ficará com pouco mais da metade desse dinheiro, o caixa do Tesouro Nacional receberá reforço de R$ 5,43 bilhões no fim do processo.

Mas, afinal, você sabe o que é a tecnologia 4G? Preparamos uma lista com cinco pontos para te ajudar a entender. Confira:

1) O que é a tecnologia 4G?

Segundo a Anatel, a tecnologia 4G é uma evolução das redes 2G e 3G. O padrão tecnológico adotado para a tecnologia 4G é o LTE (Long Term Evolution), enquanto o padrão 2G foi o GSM (Global System for Mobile Communications)e o 3G o UMTS (Universal Mobile Telecommunication System).

O 4G traz consigo aspectos relevantes que o tornam o principal sucessor das tecnologias existentes, tais como maior eficiência no uso do espectro de radiofrequência, redução da latência, que é o tempo entre o clique ou comando e a resposta, taxas de transmissão de dados elevadas, melhorias de capacidade e de cobertura e redução dos custos.

2) Qual a diferença entre 4G e 3G?
A principal diferença está na velocidade de transmissão de dados. Enquanto o padrão mais avançado do 3G permite downloads de até 21Mbps, o 4G chega 100Mbps.

3) O que são as faixas de frequência?
No Brasil, já está em uso a tecnologia 4G na faixa de 2,5Ghz, licitada em 2012. Nesse mês de outubro, foi licitada uma outra faixa (700MHz) para uso da tecnologia 4G. A faixa de 700Mhz é considerada melhor para as transmissões e é a mesma utilizada em outros países como os Estados Unidos. Por ser uma frequência mais baixa que a de 2,5Ghz, tem maior propagação e exige menos torres para se atingir a mesma cobertura e isso pode reduzir os custos.

4) Quem levou os lotes leiloados?
As empresas Claro, Vivo e Tim adquiram, cada uma, lotes nacionais para a prestação de serviços móveis na faixa de 700MHz. Cada lote correspondia a um pedaço de 20Mhz na faixa de 700Mhz. Já a operadora Algar adquiriu um lote regional, para prestação em cidades do interior de São Paulo, Minas, Goiás e Mato Grosso do sul.

O edital do leilão permite que os vencedores paguem a outorga de duas formas: 10% na assinatura do contrato, com parcelamento do restante, ou 100% do valor arrematado à vista.

5) Quando a tecnologia estará efetivamente disponível para os cidadãos adquirirem?
A utilização da faixa de 700Mhz depende da desocupação da faixa pelos radiodifusores (TV Analógica), conforme cronograma do Ministério das Comunicações. A expectativa é que o serviço comece a operar em 2017.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Edição: Leyberson Pedrosa
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário