Digite sua busca e aperte enter


Chuva de meteoros

Imagem:

Compartilhar:

É tempo de chuva de estrelas cadentes

Criado em 16/11/14 15h15 e atualizado em 08/04/15 17h17
Por Líria Jade* Fonte:Portal EBC

Neste fim de semana você poderá curtir uma chuva especial: uma chuva meteoros, popularmente chamada de estrelas cadentes. Durante as madrugadas de 17 e 18 de novembro, quem olhar para o céu, na direção do nascer do Sol, poderá observar um espetáculo de estrelas cadentes conhecidas como “Chuva de Meteoros Leónidas”.

Leia também no Portal EBC:

Sonda Philae conclui missão primária pouco antes de ficar sem bateria

Jovens da classe C são os que mais usam centros gratuitos de internet

A chuva de meteoros Leónidas acontece na constelação do Leão. Este é um dos eventos astronômicos especiais da primavera de 2014 e que está sendo muito aguardada pelos aficionados por astronomia, porque chega a ser comparado a um espetáculo de fogos de artifício. O fenômeno pode ser observado a olho nu.

A previsão é de, em locais sem poluição luminosa das cidades, a Leonids produza pelos menos 15 meteoros por hora. Mas especialistas alertam que, pelo histórico de outros anos, esse número pode aumentar para mais de 100 meteoros por hora.

O período de observação desta chuva de meteoros vai de 6 a 30 de novembro, mas é entre os dias 15 e 19 que estará no seu máximo. O fenômeno poderá ser observado em grande parte do centro-sul do Brasil.
A chuva de estrelas de Leónidas deve o nome à constelação de Leão. Isso porque parecem surgir no céu a partir de um ponto nessa constelação. Esta mesma constelação terá também a visita de Júpiter durante todo o mês.

* Com informações do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário