one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Niterói terá modelo de casa sustentável feita a partir de sugestões da população

Criado em 05/05/15 19h14 e atualizado em 05/05/15 19h23
Por Alana Gandra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O projeto para construir modelo de uma casa do futuro da Concha Acústica de Niterói, na região metropolitana do Rio, recebeu até o momento 1.700 sugestões das pessoas que acessam o site do projeto Nós Vivemos o Amanhã. Em abril, a página registrou 120 mil visualizações. As sugestões poderão ser enviadas até o final de junho. As melhores propostas receberão prêmios, entre os quais uma viagem para a Expo Milano 2015, na Itália. Os vencedores serão conhecidos em julho.

O engenheiro elétrico Rodrigo Flora Calili, coordenador do projeto no Centro Técnico Científico da PUC-RJ, disse hoje (5) à Agência Brasil que serão selecionadas as ideias mais factíveis para se construir uma casa do futuro. “A casa tem um apelo sustentável, porque hoje essa é uma preocupação de todo o mundo, mas é uma casa também tecnológica”, acrescentou.

O projeto é resultado de parceria entre a distribuidora de energia Ampla, a prefeitura de Niterói, a Fundação Getulio Vargas e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e conta com investimento de R$ 5 milhões, por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A proposta é mostrar de que forma uma pessoa pode ter sua casa com eficiência energética e como poderá cumprir a legislação de Niterói para reciclagem de água, em vigor desde 2011, entre outros aspectos sustentáveis. Rodrigo Calili informou que a casa deverá ter o Selo Procel Edifica, que busca incentivar a conservação e o uso eficiente dos recursos naturais, como água, luz, ventilação, entre outros, nas edificações, de modo a reduzir os desperdícios e os impactos sobre o meio ambiente.

Segundo informou a Ampla, por meio da assessoria de imprensa, a moradia será usada pela distribuidora de energia e seus parceiros para estudos de eficiência energética. A casa será habitada por pessoas ou famílias engajadas no projeto, com o objetivo de estudar o impacto da mudança de hábitos e da tecnologia no dia a dia. A casa terá três módulos habitáveis, sendo um espaço de convivência, do qual poderão participar inclusive brasileiros de outras regiões e até estrangeiros, por meio de um sistema de intercâmbio de imóveis, disse Calili.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário