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Usuários reclamam de vírus que se espalha pelo Facebook; saiba como eliminá-lo

Criado em 08/06/15 21h31 e atualizado em 09/06/15 17h36
Edição:Portal EBC*

Um vírus vem causando problemas a usuários do Facebook nesta segunda-feira (08). Chamado popularmente de Amazonaws* (uma referência ao local onde ele foi hospedado indevidamente), o vírus é um “sequestrador de navegadores”, que se espalha através de mensagens que pedem ajuda para denunciar publicações com apelo pornográfico.

*É importante esclarecer que a Amazon Web Services, conhecida como Amazonaws, oferece diferentes aplicações na web como hospedagem em nuvem. O vírus foi disponibilizado indevidamente em um dos seus serviços, O Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), que é similar ao Dropbox ou Google Drive. 

Quem recebeu notificações dizendo que um amigo "disse que estava com você e outras 19 pessoas" não deve clicar no link. A publicação parece trazer um vídeo de conotação pornográfica, que ao ser acessada faz com que o usuário compartilhe o vírus com outros amigos.

O vírus pode ser transferido através de anexos de e-mails, sites comprometidos ou pelos posts danificados, e se aloca no computador como uma barra de ferramenta de busca.

Uma vez instalado, ele passa a fazer publicações abusivas em perfis do Facebook, além de provocar outras mudanças no funcionamento do computador.

Facebook vírus, reprodução
Usuários reclamam de vírus se espalha pelo Facebook

Saiba como removê-lo

Um manual explica como o usuário deve proceder caso tenha clicado em alguma dessas postagens em uma das sessões do Facebook. O primeiro passo é ir até o campo "Configurações", no canto superior da tela, e em seguida em "Aplicativos".  Se houver algum item suspeito, o usuário deve excluí-lo. Para isso, clique no "X" ao lado do aplicativo e na sequência em "Remover". O usuário deve também acessar a opção "Registro de atividades", no menu do canto superior direito da tela. Lá, exclua todas as publicações indesejadas.

Alguns vírus podem atacar não só o perfil na rede social, mas também o navegador usado, como no caso deste. O usuário deve acessar as opções dos navegadores para tentar solucionar o problema.

No Google Chrome, vá em "Ferramentas" e em seguida em "Extensões". No Firefox, acesse "Complementos". Se você usa o Internet Explorer, clique em “Gerenciar Complementos” e depois na aba “barras de ferramentas e extensões”.

Outra opção para remover o vírus manualmente, é preciso abrir o navegador Firefox, clicar em Ajuda e selecionar Solução de Problemas. Depois, selecione a opção Redefenir Firefox. Após o término da operação, basta clicar em Fechar e o navegador irá iniciar.

O próximo passo é verificar se todos os itens da lista são de sua confiança. Caso algum deles não seja, ele deve ser excluído. Se a aba de extensões não se abrir, o vírus pode já ter tomado conta do navegador. O programa deve, então, ser reinstalado. Além dessas medidas, é recomendado também que o usuário troque a senha de acesso ao Facebook.

Procurada pela reportagem do Portal EBC, o Facebook apontou que o malware é uma extensão utilizada em navegadores que se espalham por diversas redes sociais. A assessoria da rede social apontou, ainda, que tenta tomar medidas para evitar que o vírus se espalhe: "Nós usamos diversos sistemas automatizados para identificar potenciais links nocivos e impedir que eles se espalhem. Estamos bloqueando os links com esse golpe, oferecendo opções para limpá-los e buscando outras formas para mensurar e garantir que as pessoas continuem em um ambiente seguro no Facebook".

Além disso, o Facebook apontou que há algumas ferramentas para auxiliar a identificação e remoção de malwares da sua conta na rede social. Elas estão disponíveis nesse link.

*Colaborou Edgard Matsuki

** A matéria foi atualizada às 17h48 para esclarecimentos sobre o nome do vírus e diferenciação do mesmo em relação ao serviço que o hospedou. 

Creative Commons - CC BY 3.0

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