one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Oficina do FISL incentiva mulheres a aprenderem programação para web

Imagem: Divulgação/FISL

Compartilhar:

Fórum de Software Livre começa hoje em Porto Alegre

Criado em 08/07/15 09h40 e atualizado em 08/07/15 16h54
Por Portal EBC

A partir desta quarta-feira (8), Porto Alegre recebe a 16ª edição do Fórum Internacional Software Livre. O Fisl é considerado o mais consolidado evento da área na América Latina e um dos maiores do mundo. Fundado nos ideais construídos inicialmente pelo físico e programador Richard Stallman e, posteriormente, pela comunidade de hackers e desenvolvedores do sistema operacional GNU/Linux, o FISL surgiu de uma mobilização em prol da luta pela liberdade e autonomia tecnológica do país.

"A cada ano nós procuramos ter mais atrações, mais discussões e, principalmente, mais ativismo em termos de software livre, de conhecimento livre e tudo aquilo que está vinculado à questão de software", diz Ricardo Fritsch, um dos organizadores do Fisl. Ele destaca os espaços do evento para promoção dos hackathons, como são chamadas as maratonas hackers. A EBC lançou para os participantes o desafio de desenvolvimento de um aplicativo de sugestão de pautas (saiba mais aqui).

O Fórum é o momento de encontro físico de muitas pessoas de diversas partes do mundo que se conhecem e trabalham apenas pela internet em projetos das mais variadas temáticas. A comunidade de usuários é o coração do FISL e interage com diversos outros setores da sociedade, como a academia, profissionais, empresas, investidores, governos e sociedade civil. Segundo Sady Jacques, coordenador da Associação de Software Livre.Org e um dos organizadores da Fisl, o Brasil é um dos países que mais usam o software livre e, por isso, "precisa se tornar centro de excelência em desenvolvimento de software livre, com visão de futuro para construir saídas e alternativas".

Neste ano, o evento ocorre no Centro de Eventos da PUCRS até o dia 11 de julho. Confira a programação aqui


*a EBC participa da 16ª edição do Fisl como apoiadora do evento, que acontece entre 8 e 11 de julho em Porto Alegre.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário