one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A ministra acompanhou em grande parte o voto do relator Joaquim Barbosa

Imagem:

Compartilhar:

Rosa Weber condena Dirceu, Delúbio e Genoino

Criado em 04/10/12 19h11 e atualizado em 04/10/12 19h35
Por Heloisa Cristaldo Fonte:Agência Brasil

A Ministra Rosa Weber façla no STF com o ministro Toffoli ao lado
A ministra acompanhou o voto do relator Joaquim Barbosa (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr )

Resultados do mensalão: confira a tabela atualizada após os votos de Rosa Weber e Luiz Fux

Brasília – A ministra Rosa Weber seguiu o voto de Joaquim Barbosa, ministro-relator da Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão, e condenou oito dos dez réus que figuram no Capítulo 6 da denúncia. Nesta etapa, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgam a parte que trata da compra de apoio político. “Há indícios que gritam nos autos, permitindo que se monte um verdadeiro quebra-cabeça, peça por peça”, descreveu ela.
 
Para a ministra, ficou comprovada a participação do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu e do ex-presidente do PT José Genoino. Rosa Weber ainda ressaltou que o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares “não pode ser responsabilizado sozinho pela distribuição de R$ 55 milhões a parlamentares”. Os três réus foram condenados pelo crime de corrupção ativa. “Houve conluio para compra de apoio ou de votos de parlamentares".

Em intervenção, o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, reforçou a tese de Rosa Weber, dizendo que Delúbio Soares “não faria carreira solo”. A ministra analisou que houve um "conluio" dos réus para a compra de apoio na Câmara dos Deputados. “A fim de assegurar a aprovação dos seus projetos e viabilidade política, caminho dos mais reprováveis”, observou a ministra.

Rosa Weber também condenou os réus do chamado núcleo publicitário, afirmando que ficou comprovada a participação, no crime de corrupção ativa, dos réus Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramom Hollerbach, Rogério Tolentino e Simone Vasconcelos.

A ex-funcionária de Marcos Valério, Geiza Dias teve seu terceiro voto pela absolvição.  "Sem corruptor não há corrompido", enfatizou Rosa Weber. Além de Geiza, o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto também foi absolvido do crime de corrupção ativa.

Ao rebater a tese intensamente descrita pela defesa dos réus, de que os recursos se tratavam de caixa 2 de campanha eleitoral, a ministra apontou que não importa o destino dos recursos para que seja configurado o crime de corrupção.

Os ministros Cármen Lúcia e Dias Toffoli, que atuam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já deixaram a sessão para participar de reunião na Corte. Esta é a última reunião do tribunal antes do primeiro turno das eleições.

Confira placar parcial da segunda metade do Capítulo 6, que trata do crime de corrupção ativa entre políticos do PT e PL e no núcleo publicitário:
 
1) José Dirceu: 2 votos a 1 pela condenação (Divergência: Ricardo Lewandowski)
 
2) José Genoíno: 2 votos a 1 pela condenação (Divergência: Ricardo Lewandowski)
 
3) Delúbio Soares: 3 votos pela condenação
 
4) Anderson Adauto: 3 votos pela absolvição
 
5) Marcos Valério: 3 votos pela condenação
 
6) Ramon Hollerbach: 3 votos pela condenação
 
7) Cristiano Paz: 3 votos pela condenação
 
8) Rogério Tolentino: 2 votos a 1 pela condenação (Divergência: Ricardo Lewandowski)
 
9) Simone Vasconcelos: 3 votos pela condenação
 
10) Geiza Dias: 3 votos pela absolvição
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário