one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Congresso do Partido Comunista Chinês começa nesta quinta-feira (7)

Imagem:

Compartilhar:

China decide substituir antigos líderes por novos, mas reitera princípios do socialismo

Criado em 14/11/12 07h05 e atualizado em 14/11/12 09h31
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

China - 2
Congresso do Partido Comunista Chinês termina nesta quinta-feira (15) (Stig Nygaard/CC)

Brasília – O 18 º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) anunciou hoje (14) os nomes do novo Comitê Central e da nova Comissão Central de Inspeção Disciplinar. Os novos líderes cumprirão um mandato de cinco anos. A escolha foi definida por 2.307 delegados do partido. O comitê e a comissão representam os núcleos mais importantes do comando político chinês.

Saiba mais

Como o Partido Comunista define o futuro da China?

O anúncio sobre a nova composição política foi feito pelo presidente da China, Hu Jintao. Em discurso, ele  disse que o novo Comitê Central do PCCh substitui os “velhos líderes pelos novos”. Segundo Hu Jintao, as mudanças visam ao “desenvolvimento conjunto” do país em favor do “socialismo chinês e suas características próprias”.

Para amanhã (15) é esperada a oficialização do nome de Xi Jinping como novo presidente da República e de Li Keqiang como primeiro-ministro. Também deverão ser anunciados os novos nomes escolhidos hoje. Participam do congresso, além de Ju Jintao e Xi Jinping, da Secretaria Central do Partido Comunista, o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao e várias autoridades.

Desde o dia 8, os dirigentes chineses estão reunidos no  18 º Congresso Nacional do PCCh. Ao anunciar a decisão de substituir os antigos líderes pelos novos, Hu Jintao apresentou relatório, no qual defende a manutenção do socialismo, o respeito à diversidade étnica presente na China e reitera que todas as decisões são baseadas no marxismo.

“Vamos implementar uma política de reforma e abertura, superando todas as dificuldades com  firmeza e em marcha no caminho do socialismo com características chinesas”, destaca o texto do relatório. “Temos que valorizar essas realizações, mantendo-as, e continuar a enriquecê-las para alcançar nova vitória para o socialismo”.

Criticado por parte da comunidade internacional devido à forma como trata as questões ambientais e de desenvolvimento sustentável, o governo chinês diz, no relatório, que uma das metas é “fazer grandes esforços para promover o progresso ecológico”. “Devemos aumentar a consciência ecológica com base no respeito, no acolhimento e na proteção da natureza, incorporando o progresso ecológico em todos os aspectos e visando aos avanços econômicos, políticos, culturais e sociais”, acrescenta.

As regiões de Hong Kong e Macau também são mencionadas no relatório. Os dirigentes advertem sobre a necessidade de ambas manterem-se “unidas” à China e condenam as tentativas de autonomia de alguns grupos. “Devemos ser firmes em nossa determinação de defender os interesses de segurança, de soberania e de desenvolvimento da China”, reitera o texto.

*Com informações da agência estatal de notícias da China, Xinhua

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário