one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Politburo vai definir o futuro político da China

Imagem:

Compartilhar:

Hu Jintao deixa cargo de líder do Partido Comunista Chinês

Criado em 14/11/12 08h50 e atualizado em 14/11/12 09h32
Por Agência Lusa

Hu Jintao defende ampliação da reforma econômica na China
O ex secretário-geral do Partido Comunista, Hu Jintao, abre caminho para nova geração de líderes (José Cruz / ABr)

Pequim, 14 nov (lusa) - O vice-presidente chinês, Xi Jinping, e o "número dois" do governo, Li Keqiang, foram os primeiros nomes do novo Comitê Central do Partido Comunista (PCCh) anunciados nesta quarta-feira (14), confirmando-os como o núcleo da próxima liderança. O atual presidente Hu Jintao deixa o cargo o secretário-geral do partido, abrindo caminho para que Xi Jinping assuma o posto de presidente chinês em março de 2013. O novo Comitê Central foi eleito por voto secreto na sessão de encerramento do 18º Congresso do PCCh.

É comum que o secretário-geral do PCCh também seja eleito o presidente do país. Você sabe como o Partido Comunista define o futuro da China? 

Saiba mais

Entenda a transformação econômica da China

Partido Comunista Chinês quer mais “democracia interna", mas sem abdicar do poder

Cerca de 2.300 delegados e "convidados especiais", entre os quais o ex-presidente Jiang Zemin e dezenas de outros antigos líderes, participaram na votação.

O Comitê Central, constituído por cerca de 370 elementos (efetivos e suplentes), vai escolher na quinta-feira (15) os 25 membros do Polibturo – escritório político - e o respetivo Comitê Permanente, a cúpula do poder na China.

Xi Jinping deverá substituir o presidente Hu Jintao na chefia do partido e Li Keqiang é apontado como o próximo primeiro-ministro.

Os outros oito nomes do novo Comitê Central já divulgados, entre os quais Wang Qishan (vice-primeiro-ministro) e Wang Yang (primeiro secretário do PCCh na província de Guangdong), são também os mais cotados para o Comitê Permanente do Politburo. A lista inclui uma mulher, a conselheira de Estado Liu Yandong, e os líderes do PCCh em Xangai e Chongqing, Yu Zhengsheng e Zhang Dejiang, respectivamente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário