one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O pianista Francisco Tenório Cerqueira Jr. desapareceu na Argentina em 18 de março de 1976 , seis dias antes do golpe militar no país

Imagem:

Compartilhar:

Suposto sequestrador de Tenório Jr é extraditado para Argentina

Criado em 27/03/13 18h27 e atualizado em 17/04/13 20h38
Por Leandro Melito Fonte:Portal EBC

O argentino Cláudio Vallejos, que afirma ter participado do sequestro do pianista brasileiro Tenório Jr em março de 1976, quando integrava o Serviço de Informação Naval da Marinha Argentina, foi  extraditado nesta quarta-feira (27).

Confira o depoimento de Vallejos no documentário "Tenório Jr?"  (Alberto Baumstein, Renato Sacerdote e Rogério Lima)

Vallejos estava preso no Brasil desde 2012 acusado de estelionato depois de tentar aplicar um golpe em Lages, região Oeste de Santa Catarina. Após a notícia de sua prisão a Justiça Argentina pediu sua extradição.

Vallejos foi entregue para à polícia da Argentina no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis (SC) na noite desta quarta-feira e seguiu para seu país em vôo comercial segundo informou a Polícia Federal em Santa Catarina.

O procurador federal argentino da causa penal da Operação Condor, aliança político militar entre as ditaduras da América do Sul, Miguel Angel Osorio, abriu uma investigação formal sobre a morte do pianista Francisco Tenório Jr em fevereiro de 2012 e pediu a extradição de Vallejos.

Leia também:

Confira o especial da EBC sobre a Operação Condor

Comissão da Verdade vai investigar desaparecimento de Tenório Jr.

Suprema Corte argentina abriu 75 processos sobre crimes da ditadura militar

Argentinos fazem ato em comemoração ao Dia da Memória

Com 35 anos à época de seu desaparecimento, Tenório não tinha envolvimento com movimentos políticos. Deixou no Brasil quatro filhos e a esposa Carmen Cerqueira, então grávida de oito meses. Em 2006 o Estado brasileiro reconheceu ter “feito muito pouco” para localizar e devolver à família os restos mortais de Tenório Júnior. Trinta anos depois, sua mulher e filhos foram indenizados por danos morais e materiais, mas o destino dos restos de Tenório ainda é desconhecido.

A versão de Cláudio Vallejos para a morte de Tenório Jr

Segundo declarações do próprio Vallejos, o pianista teria sido assassinado por um oficial argentino, após nove dias de tortura, no dia 27 de março de 1976, há exatos 37 anos. O argentino afirma ter atuado na repressão a presos políticos na Esma (Escola de Mecânica Armada), um dos principais centros de prisão clandestina durante a ditadura na Argentina (1976 – 1983), onde cerca de 5 mil pessoas foram mortas e desaparecidas.

Em 1986, em entrevista à revista Senhor nº 270, Vallejos admitiu ter participado de sessões de tortura contra oponentes do regime e do sequestro do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Junior, conhecido como Tenorinho.

Segundo o relato de Vallejos, Tenorio teria sido levado para a Esma suspeito de manter ligações com grupos subversivos na Argentina. Lá teria passado por nove dias de tortura, com choques e afogamentos. Sem condições de ser liberado, Tenório teria sido executado com um tiro na cabeça por um oficial argentino.

O desaparecimento de Tenório

O pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior desapareceu em 1976, em Buenos Aires, seis dias antes do golpe militar que derrubou a presidenta Isabelita Perón, na Argentina. Seu sumiço mobilizou toda a classe artística na época. Elis Regina, Vinícius de Moraes, Toquinho e Ferreira Gullar foram artistas que se mobilizaram para encontrar informações sobre Tenório.

Na ocasião, o pianista acompanhava os músicos Vinícius de Moraes e Toquinho em duas apresentações no teatro Gran Rex, em Buenos Aires. No dia 18 de março daquele ano, Tenório desceu de seu quarto no hotel Normandie na Avenida Corrientes e deixou um bilhete na porta de Vinícius. “Vou sair para comer um sanduíche e comprar um remédio. Volto logo”. Nunca voltou.

O desaparecimento de Tenório Jr. será investigado pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), a pedido da mulher e filhos do músico que procuraram o grupo em fevereiro deste ano. A CNV enviará ao governo argentino um pedido de investigação sobre o desaparecimento de 15 brasileiros no país vizinho durante ações da Operação Condor, entre 1975 e 1981.

Os documentos  serão enviados à Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Argentina, responsável pelos arquivos sobre a ação dos órgãos de repressão no país durante a ditadura militar (1976-1983), e ao Conselho Nacional da Magistratura argentino.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário