one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Falta de transporte comprometeu ida de crianças ao Festival de Brasília

Criado em 23/09/15 15h19 e atualizado em 23/09/15 15h39
Por Joana Albuquerque Fonte:Campus Online

O Festivalzinho, promovido há 12 anos pelo Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, é a mostra paralela de filmes infantis em que alunos de escolas públicas do Distrito Federal são o principal público. Neste ano, o evento foi levado às regiões de Taguatinga, Ceilândia e Gama. Apesar da proposta, a falta de ônibus comprometeu a locomoção de muitos alunos até as unidades de exibição nos três primeiros dias da mostra.

Nas últimas edições, o Festival contou com parceria da rede pública de ensino do Distrito Federal para viabilizar a ida dos estudantes até o Festivalzinho. No entanto, este ano, houve corte inesperado no fornecimento dos ônibus, devido à falta de recursos da Secretaria de Educação. Desse modo, as escolas que dependiam do transporte não puderam ou tiveram dificuldades de comparecer às salas de cinema do SESC - Serviço Social do Comércio -, sedes do evento nesta edição.

Até segunda-feira (21), cerca de 50 alunos da EDUSESC – unidade escolar que fica dentro do SESC - assistiram à mostra de filmes em Taguatinga. Em Ceilândia, a exibição foi cancelada na quarta, quinta e sexta-feira da semana passada, por falta de público. Só na segunda, o penúltimo dia de Festivalzinho, 50 alunos da escola CECOSAL- Centro Comunitário São Lucas – puderam comparecer.

No Gama, a situação foi diferente. Apesar da falta de movimento na semana passada, 350 alunos do SESC lotaram a sala de exibição ontem à tarde. De manhã, a unidade recebeu 20 alunos do PESC – Programa de Ensino Sistematizado das Ciências.

Anualmente, cerca de 6000 crianças vão às salas de cinema para assistir a filmes produzidos em todo o Brasil, desenvolver gosto por cinema e aprender sobre diversidade. Na edição deste ano, o mesmo não aconteceu devido ao corte dos ônibus.

A coordenadora do Festivalzinho, Ilane Nogueira, ressalta a importância do projeto na formação dos alunos: “além de ser uma atividade lúdica, o Festivalzinho agrega um olhar cultural à formação da criança. O incentivo à criatividade e à proatividade é igualmente importante”.

A exibição foi feita de forma gratuita e aberta para pessoas de fora das escolas agendadas. No entanto, a presença de público espontâneo foi pequena, visto que as atividades ocorrem durante a semana, predominantemente pela manhã.

Este ano, o Festivalzinho aconteceu no SESC de Taguatinga, Ceilândia e Gama nos dias 16,17,18,21 e 22 de setembro. A mostra incluiu 19 curta-metragens, entre eles animações, documentários e ficções.

 

*O Portal EBC e o Campus Online - jornal laboratório de jornalismo da Universidade de Brasília - estão fazendo a cobertura do 48º FestBrasília em parceria, por meio do canal Colaborativo. Para acompanhar as notícias, clique na imagem acima.

Edição: Marina Torres - Campus Online
Supervisão: Ana Elisa Santana - Portal EBC

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário