one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Divulgação

Compartilhar:

FestBrasília: filmes de ex-alunos da UnB participam da Mostra Brasília

Criado em 17/09/15 18h07 e atualizado em 21/09/15 12h59
Por Milena Marra* Fonte:Campus Online

A Universidade de Brasília (UnB) está presente em um dos eventos culturais mais tradicionais da cidade. No 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que começou na última terça (15), muitos dos roteiristas, diretores, atores e expectadores já fizeram parte da história da UnB e agora representam a instituição nos  50 anos do evento.

A abertura oficial do Festival homenageou o documentarista e professor emérito da UnB, Vladimir Carvalho, que que dirigiu longas como “Conterrâneos Velhos de Guerra” (1990), “Barra 68” (2001) e "Rock Brasília” (2011). Aplaudido de pé, o cineasta recebeu um prêmio especial das mãos do atual governador do DF, Rodrigo Rollemberg. Vladimir fez parte da criação do curso de Comunicação Social – Audiovisual na Faculdade de Comunicação da UnB, e lecionava em momentos importantes como a primeira turma e a extinção temporária do curso.

A participação da UnB no festival tampouco se resume a professores. Produções de alunos e ex-alunos também serão exibidas na Mostra Brasília 2015, sempre no Cine Brasília, às 17h, com entrada franca. Ao total, seis filmes de egressos desta instituição de ensino concorrerão aos prêmios do Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal, definidos por júri oficial e popular.

Confira a programação completa da Mostra Brasília

O ex-aluno Washington Rayk, diretor do curta-metragem Johan, explica que esse trabalho surgiu de experiências com animações durante a conclusão do curso de Audiovisual na UnB. “(O projeto) foi ganhando proporções maiores: só pude finalizar com ajuda de amigos”, diz. Para ele, as produções universitárias no festival podem trazer perspectivas ainda não exploradas pela indústria, além de encorajar produtores a tentarem novos métodos e formatos. O filme "Johan" será exibido no domingo (20/9) às 17h.

Cena do filme Johan
Cena do filme Johan, de Washington Rayk. Foto: Divulgação

Nas telas desta quinta (17/9), a foi será representada por Delvair Montgner e Armando Bulcão com "Alma Palavra Alma", longa que mostra a situação das etnias que vivem no Posto Indígena de Dourados, no Mato Grosso do Sul. E a presença da UnB não acaba por aí: nos demais dias do festival ainda serão exibidos "Vagabunda de meia tigela", de Otávio Chamorro e "O melhor fotógrafo do mundo", de Fáuston da Silva, ambos egressos da universidade.

“No elenco também tem universitários daqui (UnB), alguns até como figurantes, o que não deixa de ser importante” explica a Profª Ana Carla Villela, do Instituto de Artes. Para ela, o Festival de Brasília é uma boa experiência para que os alunos possam vivenciar como são os grandes festivais nacionais.

"O sal dos olhos", de Letícia Bispo, é um curta-metragem sobre a história de uma jovem da periferia que sai de casa e vai estudar na universidade. Para ela, a produção do filme só foi possível com o auxílio da universidade. “É um filme feito com apoio da UnB e da Faculdade de Comunicação, e custou cerca de 3 mil reais. Foi feito com muita doação, emocional e pessoal, de toda a equipe” diz. Para ela, se houvesse mais possibilidades de participação dos estudantes no festival, a qualidade e a quantidade da produção aumentaria.

Cena do filme "O sal dos olhos", de Letícia Bispo
Cena do filme "O sal dos olhos", de Letícia Bispo. Foto: Divulgação

O professor Mauro Giuntini finaliza a participação da instituição nas produções do evento. Com o novo longa-metragem "Até que a casa caia", ficção sobre o dia a dia de uma família, exibido na terça-feira (22/9), participa do encerramento do festival na noite de premiação do 48º FestBrasília, apenas para convidados.

*O Portal EBC e o Campus Online - jornal laboratório de jornalismo da Universidade de Brasília - estão fazendo a cobertura do 48º FestBrasília em parceria, por meio do canal Colaborativo. Para acompanhar as notícias, clique na imagem acima.

Edição: Marina Torres - Campus Online
Supervisão: Ana Elisa Santana - Portal EBC

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário