one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O bate-papo será na quarta-feira, 27 de fevereiro, às 16h

Imagem:

Compartilhar:

Especialistas recomendam começar o estágio no início da faculdade

Criado em 27/02/13 16h38 e atualizado em 27/02/13 17h32
Por Portal EBC


O bate-papo será na quarta-feira, 27 de fevereiro, às 16h (Alexandre Krecke/Portal EBC )O bate-papo será na quarta-feira, 27 de fevereiro, às 16h (Alexandre Krecke/Portal EBC )

Brasília – Começo de ano é época para muitos estudantes procurarem estágios e darem início a vida profissional. Em debate promovido pelo portal EBC nesta quarta-feira (27), o presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres), Carlos Henrique Menaci, e o superintendente de operações do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Eduardo Oliveira trouxeram dicas para encontrar as melhores vagas.

Leia também: EBC abre inscrições para processo seletivo de estágio em Brasília

Para  Eduardo Oliveira, o primeiro semestre é a melhor época para se encontrar um estágio. Em sua opinião, é nesse período que se oferecem mais oportunidades. "O CIEE tem mais de 10 mil vagas disponíveis para quem está procurando estágio", afirmou.

O presidente da Abres, Carlos Henrique Menaci, disse que as vagas para estágio podem ser encontradas na Internet. Como exemplo de canais de informação, ele citou os sites de sua instituição e do CIEE.  "Depois de se cadastrar em algum destes sites, é fundamental manter os dados sempre atualizados para não perder oportunidades."

O superintendente do CIEE recomenda que o universitário faça estágios desde o primeiro semestre. Segundo Eduardo Oliveira: "Muita gente já busca o estágio logo nos primeiros semestres para aprender mais e viabilizar o pagamento do curso. Além disso, quanto mais perto do fim do curso, o estudante vai ter acumulado mais conhecimento - o que é interessante para as empresas."

Como preparar o currículo

Segundo Menaci, na hora de organizar o currículo, é importante colocar a história escolar do estudante e enriquecê-lo com experiências de vida e atividades extracurriculares. Os dois especialistas recomendam que não se coloque informações de foro íntimo e familiar no currículo. Segundo eles, isso pode ser mal interpretado pelo selecionador.

Eduardo Oliveira afirmou que  Administração, Comunicação Social e Direito são hoje as áreas que oferecem o maior volume de vagas de estágio no Brasil. Em todas estas profissões, a formação extracurricular é tratada como diferencial.

Ao longo do debate, foi lembrado que os estudantes do Ensino Médio também podem estagiar e que hoje 40% destes jovens estudam à noite. A principal razão é conciliar o trabalho e os estudos.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário