one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dunga é o novo técnico da seleção brasileira

Imagem:

Compartilhar:

Dunga: Conheça a trajetória do novo técnico da seleção brasileira

Criado em 22/07/14 08h36 e atualizado em 22/07/14 11h58
Por Nathália Mendes e Líria Jade Fonte:Portal EBC

Dunga foi apresentado como treinador da seleção pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (22). 

Dunga é o novo técnico da Seleção Brasileira

Novo coordenador-geral da seleção será Gilmar Rinaldi, anuncia Maria Marin

No Mundo da Bola debate retorno de Dunga à Seleção Brasileira

Como treinador da Seleção, Dunga coleciona 60 jogos, sendo 42 vitórias, 12 empates e seis derrotas, com aproveitamento de 76,67%. Dunga liderou o time na conquista da Copa América, em 2007, na medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, e na Copa das Confederações, em 2009. Sob seu comando, o Brasil terminou em primeiro lugar nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, com nove vitórias, sete empates e duas derrotas, tendo o melhor ataque (33 gols) e a melhor defesa (11 gols sofridos).

“Na minha primeira passagem, foi me pedido para resgatar o valor da seleção brasileira e obter resultados. Na segunda passagem, a tendência é preparar a seleção para a Copa de 2018”, explicou Dunga.

Na Copa da África do Sul, foi duramente criticado por não convocar Neymar e Paulo Henrique Ganso, que começavam a despontar no Santos. Com estilo linha-dura, impôs disciplina, limitou o acesso a jogadores na concentração e ficou marcado por seu relacionamento conturbado com parte da imprensa. Com a derrota para a Holanda por 2 x 1 – o time chegou a estar ganhando por 1 x 0 no primeiro tempo e cedeu a virada –, foi tirado do posto pelo então presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Sobre os planos para a seleção, Dunga afirmou que a equipe tem pelo caminho a Copa América e que a maior ideia é preparar uma equipe para as Olimpíadas e depois para as eliminatórias.

Em seu site oficial, Dunga definiu o time que armou para a Copa do Mundo de 2010: “os ataques são rápidos, estrategicamente organizados e executados com precisão. A defesa é forte e confiante. O coletivo é eficaz, com toques precisos e objetivos, soberano na posse de bola”. De acordo com o texto que consta no portal, “o Brasil teve uma excelente atuação até as quartas de final contra a Holanda, onde apesar da superioridade tática, coletiva e individual, acabou não avançando”.

O Internacional foi o único clube treinado por Dunga depois de se desligar da Seleção. O treinador foi contratado pelo clube colorado, onde é considerado ídolo, em janeiro do ano passado e ficou à frente do time por nove meses, quando foi demitido. No time do sul, foram 53 partidas, com 26 vitórias, 18 empates, nove derrotas e um título – o Campeonato Gaúcho.

A trajetória de Dunga como jogador é mais extensa e vitoriosa: formado nas categorias de base do Internacional, o capitão do tetra passou por Corinthians, Santos, Vasco, Pisa, Fiorentina, Pescara, Stuttgart e Júbilo Iwata. Disputou três Copas do Mundo – 1990, 1994 e 1998 – e se aposentou em 1999, vestindo as cores do clube que o revelou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário