one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini

Imagem:

Compartilhar:

Tombini diz no Senado que BC vai atuar no câmbio sempre que necessário

Criado em 02/04/13 13h43 e atualizado em 02/04/13 15h46
Por Kelly Oliveira Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Notas de real
O Banco Central tem intervindo no câmbio tanto na desvalorização do real quanto da valorização(Marcos Santos/usp imagens / Creative Commons)

Brasília – O Banco Central (BC) está sempre pronto para fazer com que o mercado de câmbio funcione de forma adequada, sempre que necessário, de acordo com o presidente da instituição, Alexandre Tombini, em audiência pública, no Senado, hoje (2).

Segundo Tombini, a atuação do BC em várias áreas, como no mercado à vista e em linhas de comércio exterior, são exemplo disso.

Na audiência, Tombini enfatizou que o câmbio no país é flutuante e a atuação do BC é feita para evitar grandes oscilações na taxa cambial. “O Banco Central tem intervindo no câmbio tanto na desvalorização do real quanto da valorização. Um dos nossos princípios é retirar volatilidade excessiva”, disse.

LEIA TAMBÉM:
- Tombini nega passividade do Banco Central ante a inflação
- Presidente do BC diz que juros da economia devem permanecer mais baixos

O presidente do BC também disse que o câmbio nominal “não é instrumento para estimular a economia”. De acordo com Tombini, essa conjectura sobre o câmbio nominal foi feita pelo mercado financeiro, mas já foi desfeita. “Entramos no mercado de forma pedagógica. Essa conjectura em relação à política cambial brasileira foi dissipada”.

Segundo Tombini, o mais importante para a economia é a câmbio real (descontada a inflação). “Não adianta dar câmbio nominal com uma mão e tirar com a outra, com a inflação”, reforçou.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário