one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


São Paulo é a maior e mais rica cidade do país: orçamento estimado em aproximadamente R$ 42 bilhões

Imagem:

Compartilhar:

IBGE: São Paulo, Rio e Brasília têm as principais redes de gestão do território

Criado em 16/04/14 16h22 e atualizado em 16/04/14 16h39
Por Nielmar de Oliveira Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são as cidades que concentram as principais redes de gestão do território nacional. A constatação é do estudo Redes e Fluxos do Território: Gestão do Território, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está lançando hoje (16) com o mapeamento do país do ponto de vista da centralização municipal das ligações entre sedes e filiais de empresas e entre instituições públicas de abrangência nacional.

A pesquisa analisa a existência de relações entre os municípios a partir de dois parâmetros, o Estado e o mercado - reconhecidos como as duas instituições com o maior poder estruturador do espaço. Os técnicos do instituto chegaram à conclusão de que as principais redes de gestão do país estão centralizadas nas cidades de São Paulo e Brasília, “a primeira com forte peso no mercado e a segunda abarcando as sedes das instituições públicas”. O Rio de Janeiro constitui um segundo nível de centralização, “ao combinar os dois tipos de rede: empresarial e estatal”.

O estudo indica, ainda, que, em 2011, a cidade de São Paulo tinha comando sobre 1.442.425 funcionários externos ligados à gestão empresarial (lotados em filiais situadas fora do limite municipal de suas matrizes), dos quais 39% se concentram nos limites do estado de São Paulo e 61% em outros estados.

A cidade do Rio de Janeiro tinha 580.019 (sendo que 75.460 estavam lotados em São Paulo) e Brasília, 390.775, atuando de forma mais dispersa em todo o país. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, cada qual, disponibilizavam 97,8% das variedades de negócios classificados como serviços avançados de apoio às empresas no país (serviços ligados a atividades de alto valor agregado de natureza administrativa, contábil, jurídica, financeira e de publicidade).

De acordo com o IBGE, esses serviços "são as atividades responsáveis pela conectividade das cidades à economia global, realizando atividades de alto valor agregado, incorporando um forte componente informacional e de conhecimento".

No total, pouco mais de 70% das firmas com filiais no município de São Paulo e sediadas fora de seus limites têm matrizes na Região Sudeste e 49% delas estão situadas no próprio estado de São Paulo.

Já nas conexões empresariais entre as cidades, dos 30 pares de maior intensidade, 24 são de São Paulo com outros municípios. A ligação de maior intensidade é entre São Paulo e Rio de Janeiro, seguida pela de São Paulo com Porto Alegre.

O levantamento indica que apenas 39,6% dos municípios brasileiros se qualificaram como centros de gestão, ou seja, detêm algum nível de centralização das redes de ligações intermunicipais; os outros 60,4%, ou não têm entidades das instituições selecionadas ou não se conectam à estrutura de ligação das sedes e filiais de companhias.

Leia também em Brasil:

Navio da Marinha leva atendimento médico e odontológico a ribeirinhos

Na maior bacia hidrográfica do planeta, desafio é levar água a ribeirinhos

MTE reduz 17% da exploração de mão de obra infantojuvenil em 2013

Manifestantes protestam em São Paulo contra a Copa

O estudo envolve sete instituições federais de presença relevante na estruturação territorial do país: Ministério do Trabalho, Secretaria da Receita Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Justiça Federal, tribunais regionais eleitorais, tribunais regionais do Trabalho e o próprio IBGE.

Segundo o IBGE, a interpretação dos padrões de gestão do território baseou-se em uma dupla base de dados independentes, representantes das formas com que o Estado (usando como referência o ano de 2013) e o mercado (com referência de 2011) organizam o espaço: a gestão pública, do ponto de vista das instituições federais, e a gestão empresarial, sob a ótica das ligações entre sedes e filias de companhias. 

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário