one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Associação de consumidores tenta derrubar aumento na conta de água em São Paulo

Criado em 06/05/15 10h22 e atualizado em 06/05/15 11h15
Por Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

água

A Proteste entrou com recurso contra o reajuste de 15,24% na conta de água autorizado ontemMarcello Casal Jr./Agência Brasil

A Associação de Consumidores Proteste tenta barrar na Justiça o aumento de 15,24% na conta de água dos consumidores abastecidos pela Companhia do Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Ontem (5), a entidade entrou com recurso contra o reajuste na 8ª Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo.

Em sua argumentação, a Proteste defende que o aumento seja considerado abusivo e solicita ainda a devolução do dinheiro aos clientes, caso o reajuste seja cobrado nas próximas contas. Pelos cálculos da entidade, a correção, que deveria começar a vigorar em junho, seria pouco mais que a metade do percentual anunciado: 7,78%.

O aumento da tarifa foi autorizado ontem (5) pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) que, apesar de conceder o reajuste, reduziu o percentual pleiteado de 22,7% para os 15,24% anunciados, a partir de junho. Além da reposição inflacionária, o percentual foi concedido a título de compensar perdas financeiras causadas pela crise hídrica com a consequente queda no consumo e também pela pressão de custos da energia elétrica.

Na avaliação da diretoria da Proteste, no entanto, o consumidor está sendo prejudicado. “É absurdo ter sido considerada a queda da demanda para a Arsesp autorizar reajuste da tarifa acima da inflação, quando o consumidor foi estimulado a economizar água por conta da grave crise de abastecimento do Estado. Ou incluir o aumento de custo da energia elétrica para justificar, além dos 7,78%, mais 6,9154% para revisão tarifária extraordinária. Afinal, o consumidor já está pagando mais também na conta de luz”, diz a nota da entidade.

A Proteste lembra que o último reajuste na conta, de 6,5%, ocorreu em dezembro do ano passado e que a inflação acumulada desde esse período está em 4,63%.

Editor Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário