one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ativista espanhol Ricardo Molero da Coordenadora 25s após entrega de documento ao Congresso

Imagem:

Compartilhar:

Espanhóis entregam proposta ao Congresso e anunciam novos protestos

Criado em 19/10/12 20h17 e atualizado em 19/10/12 20h48
Por EBC Fonte:Coordinadora #25s

Espanhóis apresentam proposta contra o Orçamento no Congresso
Ativista espanhol Ricardo Molero da Coordenadora 25s após entrega de documento ao Congresso (Foto: Coordinadora #25s)

Os manifestantes espanhóis organizados por meio da Coordenadora 25s, que iniciou uma nova onda de protestos contra as medidas de austeridade no dia 25 de setembro, apresentaram nesta sexta-feira (19), um documento ao Congresso pedindo a devolução da proposta de Orçamento Geral para 2013 encaminhada pelo governo no último dia 29.

“É presumível que, após sua tramitação regular e o simulacro de um debate no Congresso, o projeto seja aprovado em meados de novembro sem mudanças substanciais”, diz o documento divulgado em sua página na internet.

Auditoria cidadã

O texto critica a falta de consulta pública em relação ao orçamento e o aprofundamento de uma política fiscal regressiva e de cortes em políticas sociais “sem levar em conta a situação material em que se encontra a população”. “A modificação do artigo 135 da Constituição sem consulta popular no último ano, hipotecou nossa soberania aos mercados e impôs o pagamento da dívida que não foi gerada pela população em detrimento de nossos direitos”.

Saiba mais

Uma pessoa morre durante protestos na Grécia

Crise econômica na Europa foi tema de entrevista com sociólogo

"A Espanha somos nós que recebemos repressão policial"

O documento também critica os limites de participação política no atual modelo de democracia representativa na Espanha. “Não há orçamentos possíveis que satisfaçam nossas necessidades no atual marco político e constitucional. Os que deveriam ser nossos representantes políticos e atuar em função das demandas populares segue o ditado da Troika”, diz o texto em referência ao organismo formado pelos credores da dívida internacional formado pelo Banco Central Europeu (BCE), Fundo Monetário Internacional (FMI) e União Européia (UE).

No documento os ativistas também se recusam a pagar a dívida. “Esta, privada em quase 80%, foi transformada em pública e portanto ilegítima. É imprescindível realizar uma auditoria cidadã, pública e transparente que esclareça quanto se deve, porque se deve, quem o deve e quem deve pagá-la”.

Novas mobilizações

O grupo tem programada três mobilizações para a próxima semana. Por meio de uma convocatória em sua página na internet, a Coordenadora 25S chamou  todas as pessoas, grupos e organizações sociais a participarem de um ato no dia 23 de outubro, quando pretendem novamente "Rodear o Congresso com propostas".

Dessa vez, os manifestantes são convidados a participar de assembleias onde devem elaborar suas próprias propostas de orçamentos, cortes e constituição. As propostas serão colocadas nas valas ao redor do Congresso “com que dizem proteger-se, mostrando dessa maneira que o Congresso não se blinda por temor a reações violentas, mas para impedir que o povo participe dos assuntos políticos, para silenciar sua voz e perpetuar assim o mandato antidemocrático dos mercados”.

Os manifestantes pretendem então cercar o Congresso e lá permanecer até que os parlamentares saiam. Para o dia 25 de outubro estão programadas mobilizações descentralizadas por ruas e bairros  e outra grande manifestação na Praça Netuno, em Madri, no dia 27, data em que os sindicatos de toda a Europa convocaram uma greve geral contra as medidas de austeridade.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário