one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ban ki-Moon critica paralisia do Conselho de Segurança da ONU na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Ban Ki-moon chega ao Egito para apoiar negociações de paz em Gaza

Criado em 19/11/12 18h08 e atualizado em 19/11/12 18h19
Por Agência Lusa

Ban ki-Moon critica paralisia do Conselho de Segurança da ONU na Síria
Ban ki-Moon critica paralisia do Conselho de Segurança da ONU na Síria (Africa Renewal)

Nova Iorque, 19 nov (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chegou nesta segunda-feira (19) ao Cairo para apoiar as negociações em curso, sob mediação egípcia, com vista a um cessar-fogo entre israelitas e palestinos na Faixa de Gaza.

"O secretário-geral pretende oferecer o seu peso diplomático a estes esforços, que são consideráveis e extremamente importantes", disse o seu porta-voz, Martin Nesirky, hoje durante a chegada ao Cairo.

Saiba mais:

Hamas afirma que trégua depende de Israel

Israel admite que 33% das mortes são de civis

Dilma diz que fim da violência entre Palestina e Israel é fundamental

Palestina exige ação urgente do Conselho de Segurança

Israel mata dirigente do Hamas em Gaza

Ban Ki-moon tem previstos encontros com o ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Mohammed Kamel Amr, e com o líder da Liga Árabe, Nabil al-Arabi. Ele também deve encontrar-se  com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmud Abbas. No sexto dia da crise e com a possibilidade de uma invasão terrestre israelita , prosseguem os contatos entre uma delegação do movimento islamista Hamas, liderada por Khaled Meshaal, e um enviado israelita, sob mediação egípcia.

Meshal afirmou em conferência de imprensa que o Hamas respeitará um cessar-fogo se Israel terminar a "agressão" a Gaza, insistindo no fim do embargo ao enclave palestino. O embargo vigora desde 2007, quando o Hamas, considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos e Israel, ganhou as eleições em Gaza do movimento secular Fatah. Com as 23 mortes desta segunda, as vítimas palestinas dos bombardeios israelitas sobre a Faixa de Gaza já chegaram a 100.

Apesar de continuarem, os disparos de projéteis sobre Israel perderam intensidade, na véspera da viagem do secretário-geral da ONU e de uma delegação árabe ao território palestino.
Em Israel, morreram três pessoas na semana passada, em resultado da explosão de um foguete disparado da Faixa de Gaza. Segundo os militares israelitas, nesta segunda foram disparados 42 foguetes do território palestino, chegando a cerca de mil os disparos desde o início da ofensiva, dos quais pelo menos cinco para a região de Telaviv, capital de Israel. Por seu lado, as forças armadas israelitas atingiram mais de 1.350 alvos em Gaza.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário