one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rebeldes do grupo M23 nas proximidades de Goma em 18 de novembro, cidade tomada após confronto com as forças do governo.

Imagem:

Compartilhar:

Conselho de Segurança exige retirada de grupo rebelde no Congo

Criado em 21/11/12 15h51 e atualizado em 21/11/12 16h17
Por Portal EBC Fonte:ONU

Rebeldes nas proximidades de Goma no Congo
Rebeldes do M23 nas proximidades de Goma no domingo (18). O grupo tomou a cidade nesta terça-feira (20) (Agência Lusa)

O Conselho de Segurança da ONU condenou nesta terça-feira (20) as recentes ondas de ataque do movimento rebelde M23 na República Democrática do Congo (RDC) e exigiu que o grupo deixe Goma, capital da província do Kivu do Norte, no leste do país, informou a organização por meio de nota em seu site.

“Os avanços militares do M23 continuaram apesar das exigências do Conselho de Segurança, do Secretário-Geral, da União Africana e outros, incluindo países da região, para que o M23 cesse imediatamente seus ataques”, disse o porta-voz adjunto da ONU, Eduardo Del Buey .

Buey  ressaltou que as tropas da  Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO)  "vão permanecer ativas em Goma para proteger os civis das ameaças iminentes".

Leia também:

Angola condena escalada de violência no Congo

ONU alerta para aumento da violência no Congo

O comunicado da ONU informa que a Missão, com 19 mil membros, “foi obrigada a empregar helicópteros de combate em auxílio ao exército nacional, conhecido na sigla francesa por FARDC”.

O grupo rebelde, composto de soldados que se amotinaram do exército nacional da RDC em abril, tomou o controle de Goma nesta terça-feira (20). No último fim de semana, o grupo realizou ataques no Kivu do Norte que deslocaram mais de 60 mil civis.

Apoio externo

Relatórios da ONU afirmam que o M23 tem ferido civis, sequestrado mulheres e crianças, intimidado jornalistas e aqueles que tentam resistir ao seu controle no leste da RDC.

“Os documentos indicam que o movimento recebe apoio externo, por meio de tropas, conselhos táticos e equipamentos. As informações preocupam o Conselho de Segurança, que pediu o fim de qualquer apoio ao grupo”, diz o comunicado.

O Conselho solicitou ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, junto à Conferência Internacional sobre as Regiões dos Grandes Lagos (CIRGL) e da União Africana, informes sobre as alegações do apoio externo ao M23 e também expressou estar de prontidão para tomar medidas apropriadas com base nessas informações.

O também considera outras sanções específicas contra a liderança do M23 ou os que prestam apoio externo ao grupo e contra as pessoas que atuam em violação do regime de sanções e do embargo de armas imposto pelo Conselho em relação à RDC.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário