one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem de agosto de 2012 mostra refugiados do conflito entre o governo congolês e o grupo rebelde M23. ONU estima que conflito gerou 1,6 milhões de refugiados

Imagem:

Compartilhar:

ONU alerta para aumento da violência no Congo

Criado em 21/11/12 15h19 e atualizado em 21/11/12 17h13
Por ONU

Refugiados do Conflito no Congo chegam a 1,6 milhões
Imagem de agosto de 2012 mostra refugiados do conflito entre o governo congolês e o grupo rebelde M23. ONU estima que conflito gerou 1,6 milhões de refugiados (Alain Wandimoui / Agência Lusa)

As agências humanitárias da ONU advertiram nesta terça-feira (20),  sobre a dificuldade em manter o trabalho humanitário na região leste da República Democrática do Congo e advertiram as partes em conflito a respeitar seu trabalho e permitir a assistência à população afetada pela violência.

A maior parte desses organismos tem sua base regional de operações na cidade de Goma, que está sob controle do grupo rebelde M23 desde terça-feira, após enfrentamentos com o exército congolês que causaram o deslocamento de cerca de 60 mil pessoas.

Leia também:

Angola condena escalada de violência no Congo

Conselho de Segurança pede retirada dos rebeldes de cidade ocupada

O Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) advertiu sobre o risco do aumento dos casos de cólera entre a população deslocada, que precisará de serviços sanitários e água.

Adrian Edwards. porta voz da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em Genebra, expressou preocupação pela situação humanitária da população, especialmente entre aqueles que fogem da violência.

“Muitas atividades humanitárias foram suspensas devido à insegurança no entorno. Desde o início do ano, o conflito aumentou na região de Kivu do Norte e do Sul o que causou uma grave situação humanitária que já desalojou cerca de 650 mil pessoas”, apontou.

A ONU estima que a cifra total de desalojados no Leste da República Democrática do Congo como resultado de choques entre o exército e os grupos rebeldes chega a mais de 1,6 milhões de pessoas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário