one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Como vivem os brasileiros que moram em moçambique?

Imagem:

Compartilhar:

Lula entregará diploma a técnicos moçambicanos capacitados no Brasil

Criado em 19/11/12 15h09 e atualizado em 19/11/12 15h56
Por Portal EBC Fonte:SMM / Instituto Lula

Lula encontra o presidente de Moçambique Armando Guebuza
Lula encontra o presidente de Moçambique Armando Guebuza durante visita a países africanos (Roberto Stuckert / Instituto Lula)

Brasília - Cinco técnicos da Sociedade Moçambicana de Medicamentos (SMM) S.A, capacitados no Brasil, receberão o diploma das mãos do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (20).

Durante a cerimônia, além dos certificados de conclusão do módulo tecnologias de produção, também será entregue a primeira remessa de ani-retrovirais Nevirapina 200mg ao Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU) e divulgada uma lista de 13 medicamentos que a unidade irá disponibilizar ao sistema de saúde moçambicano.

A cooperação entre os países foi iniciada em 2003 entre Lula e o então presidente moçambicano Joaquim Chissano e teve continuidade com o atual presidente Armando Guebuza.Durante esse período, 56 funcionários moçambicanos foram capacitados e a expectativa é que até o término da cooperação, em 2014, sejam capacitados 90 funcionários.

Leia também:

Sistemas de saúde na África ainda não refletem crescimento econômico do continente

A elevada taxa de HIV/Aids entre a população moçambicana foi uma das motivações que geraram o acordo, que prevê que o Brasil leve a esse país a experiência do Sistema Único de Saúde (SUS), que registrou avanços no combate à Aids e na produção de medicamentos genéricos.

O acordo celebrado pelos dois países visa a transferência de conhecimentos e tecnologia do Ministério da Saúde do Brasil, através da sua unidade farmacêutica pública, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), para a SMM, S.A, a primeira do setor de medicamentos totalmente pública instalada no continente africano.

Ela  iniciou operações em Julho de 2012, com a fase de embalagem do medicamento Neviparina 200mg, comprimidos que estão disponíveis para uso do ministério moçambicano e serão entregues à Central de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM) durante a cerimônia.

Como presidente de honra do Instituto Lula, instituição que tem como principal eixo de atuação a cooperação entre o Brasil, a África e a América Latina, Lula realiza uma visita a três países africanos – África do Sul, Etiópia e Moçambique.

Na cerimônia em Moçambique estarão presentes a governadora de Maputo, Maria Jonas, o embaixador de Moçambique no Brasil, Manuel Tomás Lubisse e a embaixadora do Brasil em Moçambique, Lígia Maria Scherer.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário