one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Durante quatro anos, Lugo governou com o parlamento mais arisco da América Latina

Imagem:

Compartilhar:

Unasul discutirá crise política do Paraguai

Criado em 23/11/12 17h01 e atualizado em 23/11/12 17h11
Por Prensa Latina

Frederico Franco
O presidente do Paraguai, Federico Franco, em reunião no palácio de governo (Marcello Casal Jr./ABr )

A crise política do Paraguai  será um dos temas centrais da VI Cúpula da União de Nações Sulamericanas (Unasul) que ocorre na capital peruana dentro de oito dias, segundo informação de fontes diplomáticas consultadas pela agência pública de Cuba, Prensa Latina.

A reunião analisará a situação do país ante denúncias de ações repressivas do governo de Federico Franco, após o julgamento parlamentar que derrubou o presidente Fernando Lugo no mês de junho.

Saiba mais:

Representante da Unasul chega ao Paraguai apesar de negativa do governo

Fraude coloca em dúvida processo eleitoral no Paraguai

Paraguai: impeachment deve servir de lição a futuros governantes

O novo governo de Federico Franco

O coordenador da organização da cúpula, Benjamin Chimoy, disse que o caso paraguaio será tratado entre os chanceleres e chefes de Estado dos 11 países participantes.

O presidente do Grupo Especial de Alto Nível criado pela Unasul para monitorar a situação paraguaia, Salomón Lerner, afirmou nos últimos dias que apresentará um informe sobre os resultados aos diplomatas um dia antes do início da cúpula.

Fontes diplomáticas latinoamericanas adiantaram que na reunião de chefes de Estado não se tratará do fim da suspensão aplicada ao Paraguai devido ao golpe, já que o governo de Federico Franco não estará representado na reunião do dia 30.

Lerner está em Assunção, capital paraguaiam, em visita de estudo da situação política do país e em particular do processo para as eleições do próximo ano. O governo de Franco se negou a recebê-lo, mas não impediu seu ingresso no país e o contato com autoridades eleitorais e dirigentes opositores.

Os informantes apontarem que uma importante corrente da Unasul se inclina a manter a suspensão até o fim da votação convocada para o dia 13 de abril de 2013.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário