one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Caso não o novo papa ainda não esteja definido, uma substância é misturada ao papel para que a fumaça - que sai pela chaminpe da Capela Sistina - seja preta

Imagem:

Compartilhar:

Entenda o conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI

Criado em 27/02/13 11h34 e atualizado em 11/03/13 15h24
Por Allan Walbert Edição:Priscila Ferreira Fonte:Portal EBC

Vaticano foto externa
Vaticano entra no período de Sé Vacante na quinta-feira (28), quando acontece a renúncia do papa Bento XVI  (Enrique Zepeda Venegas / Creative Commons)

Nesta quinta-feira (28), a sucessão papal na Igreja Católica entra em um novo capítulo: a Sé Vacante, ou ausência de um papa. Bastará um quórum suficiente de cardeais em Roma para que tenha início a reunião de escolha do sucessor de Bento XVI. A partir de então, e por período incerto, o único contato dessa eleição secreta com o mundo exterior será através da chaminé da Capela Sistina, onde a cor da fumaça evidenciará se o mundo católico já tem um novo líder.

No infográfico abaixo, confira de onde são os cardeais que têm direito a voto no conclave do Vaticano

 

No total, existem 209 cardeais. Desses, 117 têm menos de 80 anos e por essa razão conquistam o direito de votar e serem votados. Com a renúncia do cardeal O'Brien e a impossibilidade de Dom Julius Darmaatmadja ir a Roma por motivos de saúde, o conclave contará com 115 cardeais eleitores. O número máximo de cardeais votantes no conclave é 120.

Pela regra canônica anterior, o conclave deveria começar com um mínimo de 15 dias após a morte ou renúncia de um papa. Bento XVI alterou a lei por meio de um decreto e ofereceu aos cardeais a possibilidade de antecipação, não sendo mais necessário esperar a quinzena.

Confira a linha do tempo com a biografia de Bento XVI

Portas fechadas

A eleição de um papa é considerada um dos eventos mais secretos do mundo. Os cardeais não podem revelar as suas preferências, nem detalhes do pleito que acontece na Capela Sistina. Durante o conclave, fica ainda proibido o acesso a jornal, telefone ou internet. Todo esse sigilo é garantido pelo cardeal carmelengo, uma espécie de administrador do Vaticano.

Os cardeais escrevem cada voto em uma cédula de papel. Não é permitido o voto em si mesmo e, para manter o sigilo, utilizam caligrafia diferente da habital. As cédulas são depositadas em uma urna de bronze. Nove cardeais eleitos assumem as funções administrativas de escrutinadores (contam as cédulas); revisores (recontam as cédulas) e infirmarii (recolhem as cédulas dos ausentes).

Resultado

Ao carmelengo e a alguns assistentes cabe a função da leitura das cédulas. O cardeal que tiver ao menos 2/3 (dois terços) dos votos será o novo papa. É facultado ao escolhido dizer se aceita o cargo.

Após a revelação dos votos, caso haja indefinação, as cédulas são queimadas junto a uma palha úmida. Isso faz com que a fumaça na chaminé da Capela Sistema tenha cor escura: é o sinal para os fiéis na Praça São Pedro saberem que ainda não foi um escolhido um novo papa.

Caso haja definição, as cédulas são queimadas sem a palha úmida e a fumaça que sairá da chaminé da Capela Sistina terá cor branca. Este é o sinal de que a congregação católica tem enfim um novo líder. Aceitando o cargo, ele escolhe um nome papal . O pontífice será apresentado à multidão sob a frase 'habemus papam' (temos um papa, em latim).

Edição: Priscila Ferreira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário