one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente da Rússia, Vladmir Putin

Imagem:

Compartilhar:

Putin defende agente norte-americano e nega extradição para os Estados Unidos

Criado em 26/06/13 07h37 e atualizado em 26/06/13 08h05
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Vladmir Putin
O presidente da Rússia, Vladmir Putin (Presidential Press and Information Office/CC)

Brasília – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu o norte-americano Edward Snowden, ex-integrante da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é NSA), que é acusado pelo governo dos Estados Unidos de revelar o monitoramento de comunicações na internet e em chamadas telefônicas. Putin reiterou que a Rússia não vai extraditar Snowden para os Estados Unidos.

“Ele [Snowden] é um homem livre e quanto antes decidir para onde quer ir, melhor”, disse Putin. O presidente acrescentou que Snowden está em trânsito para o aeroporto e Sheremétyevo, em Moscou, e que a Rússia “não tem tratado de extradição com os Estados Unidos”.

Leia mais:

Snowden está no aeroporto de Moscou e não será extraditado, afirma Putin

Equador concede asilo a ex-agente da CIA

Assange: “Snowden está a caminho do Equador por uma rota segura”

 

No domingo (23), o governo do Equador recebeu o pedido de Snowden para asilo político no país. Ele havia deixado Hong Kong em direção à Rússia. Uma das ideias é que ele chegue ao Equador por intermédio de Cuba e da Venezuela. O ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, confirmou a concessão de asilo ao norte-americano.

Patiño disse que o asilo foi concedido porque Snowden corre "perigo de perseguição" nos Estados Unidos. “O homem que tentou dar transparência aos fatos que afetam a todos é perseguido por aqueles que deviam dar explicações aos governos e aos cidadãos”, disse o chanceler.

O norte-americano denunciou que a NSA e a Polícia Federal norte-americana (FBI) tinham acesso aos registos telefônicos. Segundo ele, também havia acesso aos servidores da internet, como a Microsoft, o Yahoo, Google e Facebook. O programa secreto, com o nome de código Prism, está ativo desde 2007 e permite à NSA ligar-se aos servidores das empresas para consultar informações sobre os utilizadores.

O caso foi denunciado por Snowden, que trabalhava em uma empresa privada subcontratada pela NSA. O antigo consultor chegou no domingo (23) a Moscou proveniente de Hong Kong, onde estava refugiado desde 20 de maio.

*Com informações da agência pública de notícias do Equador, Andes

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário