one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A reação ocorre uma semana depois de a presidenta argentina, Cristina Kirchner, ter enviado carta a Cameron, publicada nos principais jornais dos dois países

Imagem:

Compartilhar:

Missão parlamentar das Ilhas Malvinas chega a Brasília

Criado em 26/08/13 06h45 e atualizado em 26/08/13 08h31
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília – Uma missão de parlamentares das Ilhas Malvinas (Falkland Islands) desembarca amanhã (27) em Brasília para passar uma semana no Brasil. A ideia é mostrar aos brasileiros que as ilhas devem permanecer sob domínio britânico. Liderada por Dick Sawle, a missão chega ao Brasil no momento em que a Argentina, que também disputa o controle das Malvinas, intensifica sua campanha para retomar o poder do território. Tradicionalmente, o Brasil apoia a Argentina, assim como a maioria dos latino-americanos.

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, disse que a missão parlamentar estará no Brasil em busca de “promover esclarecimentos” à sociedade civil, não com políticos e o governo brasileiro. O diplomata acrescentou que haverá reuniões em Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Pelotas (RS).

Leia mais:

Colômbia prende guerrilheiro das Farc apontado como aliciador de crianças e adolescentes

Peritos internacionais começam investigações sobre uso de armas químicas contra civis na Síria

Comunidade internacional analisa hipótese de intervenção armada na Síria

 

“As pessoas conhecem mal a realidade das Falkland Islands. A tentativa é explicar como funciona o cotidiano dos cerca de 3 mil moradores das ilhas. Há habitantes de mais de 20 nacionalidades e uma imensa possibilidade nas áreas de de pesca e hidrocarbonetos”, disse o embaixador.

No Brasil, segundo ele, a missão parlamentar quer incrementar as relações comerciais entre a população e as ilhas. Haverá reuniões com empresários em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Em Brasília, os encontros serão com senadores e deputados, além de integrantes da sociedade civil e intelectuais.

As Ilhas Malvinas são um território britânico, mas geograficamente estão no extremo Sul do Continente Sul-Americano, próximas à Argentina. Há três ilhas no local. Em 1982, os argentinos ocuparam pela força o território, dando expressão militar às suas reivindicações. Porém, entre maio e junho do mesmo ano, os britânicos retomaram o controle e a soberania durante a Guerra das Malvinas.

Apesar da vitória militar britânica no conflito, o governo argentino mantém a reivindicação de retomar o território. O apelo é feito em todas as reuniões internacionais das quais a presidenta Cristina Kirchner participa, assim como seus auxiliares. Foram encaminhadas reivindicações à Organização das Nações Unidas (ONU), à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e ao Mercosul.

Nas Malvinas, o idioma oficial é o inglês britânico. A legislação também segue o determinado pelo Reino Unido, assim como placas e orientações são em inglês. De acordo com o embaixador, há apenas duas brasileiras que se casaram e passaram a viver nas ilhas.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário