one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Soldados colombianos são afastados por tortura e humilhações sexuais

Imagem:

Compartilhar:

Exército colombiano prende guerrilheiro das Farc apontado como aliciador de crianças e adolescentes

Criado em 26/08/13 08h02 e atualizado em 26/08/13 08h50
Por Renata Giraldi* Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Brasília – O guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc) Carlos Jhoan Valois Valencia, conhecido como Carlos el Negro Perea, foi capturado pelos militares da Colômbia, em uma operação no Sudeste do país. Ele é apontado como o responsável pelo aliciamento de crianças e adolescentes na área de Rio Guayabero, uma das principais zonas de conflito no país.

Pelas informações preliminares das Farc, Valencia faz parte do grupo há 14 anos e era responsável pelas atividades de narcotráfico e apoio logístico à guerrilha. Ele foi detido com um mandado de prisão por suspeita de rebelião, recrutamento ilícito e de deslocamento e desaparecimento forçado de pessoas.

Leia mais:

Peritos internacionais começam investigações sobre uso de armas químicas contra civis na Síria

Comunidade internacional analisa hipótese de intervenção armada na Síria

Cartes visita Brasil, Argentina, Uruguai e Chile em setembro

 

No último dia 23, as Farc pediram uma pausa nas negociações de paz com o governo do país, para avaliar a proposta apresentada pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, de fazer um referendo sobre os possíveis acordos de paz, no mesmo dia das eleições presidenciais de 2014.

O guerrilheiro Pablo Catatumbo disse que o grupo decidiu suspender as conversações momentaneamente e se concentra em analisar a proposta do governo. Com a apresentação do projeto de lei sobre o referendo, a guerrilha voltou a defender uma Assembleia Constituinte, proposta rejeitada pelo governo.

O negociador do governo, Humberto de la Calle, disse que o diálogo continua e que espera que as Farc utilizem o tempo solicitado com brevidade. “A conversação não foi rompida e se espera que o tempo que as Farc vão dedicar ao estudo do projeto de lei seja breve  e que a guerrilha retorne rapidamente à mesa de negociação”, disse.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa    //     Edição: Denise Griesinger
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário