one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Internet – tecnologia da informação.

Imagem:

Compartilhar:

Japão acompanha com atenção denúncias de espionagem, diz ministro

Criado em 02/09/13 16h30 e atualizado em 02/09/13 16h38
Por Carolina Sarres* Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Tecnologia da Informação
Na manhã de hoje, Dilma convocou uma reunião com ministros para discutir a questão da espionagem(Marcos Santos/usp imagens)

Brasília – O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Fumio Kishida, disse hoje (2) que as recentes denúncias de espionagem por agências norte-americanas é um tema de forte interesse em todo o mundo. Segundo informações veiculadas pela imprensa, o governo japonês também teria sido alvo de espionagem. Ontem (1º), o programa Fantástico, da TV Globo, apresentou denúncia de que a presidenta Dilma Rousseff e seus assessores diretos estariam sendo espionados pelo governo dos Estados Unidos. "O Japão entende que deve acompanhar com atenção os debates sobre o tema e pretende participar das discussões", disse Kishida.

Leia mais no Portal EBC:

Câmara vai ouvir ministro da Justiça sobre novas denúncias de espionagem

Denúncias de espionagem devem ser levadas a instâncias internacionais, diz senador

Dilma convoca ministros para reuniões de emergência

Na manhã de hoje, Dilma convocou uma reunião com ministros para discutir a questão. Parlamentares se manifestaram sobre o assunto e informaram que o governo deverá estudar a possibilidade de levar o tema a instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino (PT-BA), disse, por meio de assessoria, que deverá convidar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para prestar esclarecimentos sobre as recentes denúncias. Para Pellegrino, as denúncias são “gravíssimas”.

Hoje, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, também foi ao Itamaraty para prestar esclarecimentos sobre o assunto ao chanceler Luiz Alberto Figueiredo Machado.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão reuniu-se com o chanceler Luiz Alberto Figueiredo Machado para examinar alguns temas da agenda bilateral e global, como a assistência à comunidade brasileira no Japão, o comércio e os investimentos, além de incentivos a ciência, tecnologia e inovação.

* Colaborou Renata Giraldi

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário