one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflitos no Iraque

Imagem:

Compartilhar:

Estados Unidos anunciam que vão enviar armas para as forças curdas

Criado em 11/08/14 14h06 e atualizado em 11/08/14 14h26
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Os Estados Unidos vão entregar armas às forças de segurança curdas que combatem os jihadistas do grupo extremista Estado Islâmico (EI), no Norte do Iraque, informou hoje (11) o Departamento de Estado norte-americano.

“Vamos colaborar com o governo iraquiano enviando aos curdos armamentos”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, à imprensa. Segundo ela, as armas sairão do arsenal das Forças Armadas americanas, e a entrega deve começar na próxima semana. Marie não informou o tipo de armas que o governo norte-americano enviará para às tropas curdas (peshmergas).

Leia também no Portal EBC:

Iraque acusa Estado Islâmico de assassinar 500 pessoas e sequestrar 300 mulheres

EUA bombardeia Iraque em ataque contra islamistas

Papa pede proteção para vítimas de violência no Iraque

Após meses de confrontos no Iraque e de participar da guerra civil na Síria, o Estado Islâmico passou a controlar uma grande parte de território do Norte do Iraque e do Leste da Síria. No dia 29 de junho, os jihadistas anunciaram o estabelecimento de um califado, sistema de governo islâmico que desapareceu há quase 100 anos, com a queda do Império Otomano.

De acordo com a porta-voz, a crise levou os governos do Iraque e do Curdistão, cujas relações são normalmente tensas, a cooperar. “A colaboração entre forças iraquianas e curdas atingiu níveis sem precedentes. É algo que nunca observamos no passado", afirmou a porta-voz.

Na última sexta-feira (8), os Estados Unidos começaram a atingir alvos do Estado Islâmico na tentativa de impedir que o grupo avance no Curdistão e de proteger o consulado norte-americano de Erbil, cidade da região autônoma curda.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário