one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Aiatolá Khamenei diz que bomba atômica é um “mito” americano

Criado em 19/04/15 16h52 e atualizado em 19/04/15 17h03
Por RFI

A mais alta autoridade religiosa e política do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, atacou os Estados Unidos neste domingo: “Eles criaram o mito das armas nucleares para poderem fazer da República islâmica uma ameaça. Não, a fonte da ameaça é a própria América com suas intervenções militares”, declarou o aiatolá.

Apesar do tom agressivo, o aiatolá continua a defender a manutenção das negociações sobre um acordo para o programa nuclear iraniano. No começo do mês, o Irã assinou um acordo quadro com o grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia mais a Alemanha). O objetivo é assinar um documento definitivo até o final de junho.

Para Khamenei, as sanções contra o Irã têm de ser retiradas imediatamente em caso de um acordo. Mas, até o momento, essa condição foi rejeitada pelos Estados Unidos. Na semana passada, o secretário de Defesa americano, Ash Carter, insistiu que um acordo definitivo sobre o programa nuclear iraniano deveria incluir a inspeção das instalações militares iranianas. Mas Ali Khamenei não aceitou essa proposta que ele considera como uma “humilhação nacional”.

Intervenção no Iêmen é criticada pelo aiatolá

O guia supremo iraniano também criticou o apoio dos Estados Unidos à intervenção da Arábia Saudita contra os rebeldes xiitas, apoiados pelo Irã, no Iêmen. Liderada pelos sauditas, a coalizão de países árabes tem realizado ataques contra as milícias houthis há várias semanas. Os rebeldes controlam a capital Sanaa e o presidente iemenita Abd Rabbo Mansour Hadi está refugiado em Riad, capital da Arábia Saudita.

Na avaliação de Khamenei, essa ação militar saudita é condenável. “Hoje, eventos trágicos acontecem no Iêmen e os americanos apóiam o opressor”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário