one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ressaca de final de ano

Imagem:

Compartilhar:

Festas: hidratação e boa alimentação reduzem efeitos da ressaca

Criado em 23/12/13 14h27 e atualizado em 23/12/13 22h26
Por Luiz Claudio Ferreira Fonte:Portal EBC

Champanhe - final de ano
Antes, durante e depois das festas, é importante equilibrar o consumo de bebidas e hidratação (Pedro Dias- Creative Commons)

Dor de cabeça, mal-estar e outros incômodos relacionados à ressaca não combinam com o clima das festas de final de ano e podem ser evitados com alguns cuidados antes, durante e até depois das comemorações. Pesquisas recentes apontam e profissionais advertem que a hidratação regular e boa alimentação podem salvar o dia seguinte.

“A primeira orientação para evitar os sintomas é alimentar-se bem. Ingerir bebidas alcóolicas em jejum, por exemplo, não faz bem pois potencializa o esvaziamento gástrico e a absorção de álcool”, explica a nutricionista brasiliense Karyne Quirino. Ela explica que nos dias das festas é necessário consumir alimentos pobres em gorduras, com poucos condimentos e hidratar-se o tempo todo.

Leia mais: Excesso de comida também pode gerar "ressaca" de final de ano

Já para o dia seguinte, a fim de minimizar os sintomas da ressaca, a recomendação é consumir cerca de três litros de água ao longo das 24 horas seguintes. “A desidratação é responsável por parte dos sintomas da ressaca, dentre eles a dor de cabeça. Caso surjam sintomas como náuseas e vômitos, é recomendável o consumo de água de coco, gengibre e limão”, apontou a nutricionista. Para diminuir os efeitos do álcool no fígado, frutas, verduras e ricos em fibras (leia abaixo).

Novidade –  As recomendações nutricionais vão ao encontro de resultados de pesquisas científicas recentes. Um estudo publicado no último dia 19 dezembro pelo instituto Royal Society Chemistry (no Reino Unido) por cientistas coreanos chegou à conclusão que o ginseng vermelho, planta que é tratada como afrodisíaca em alguns países, alivia os sintomas da ressaca do álcool. Segundo os pesquisadores, liderados por Jong Ho-Lee, foram investigados, por duas semanas, os efeitos do ginseng em 25 homens saudáveis. Os indivíduos beberam 100 ml de uísque (40% de álcool) e as amostras de sangue eram coletadas quatro horas após o consumo. Com o consumo do ginseng, os níveis de álcool e dos produtos metabolizados caíram, o que aliviou os efeitos no organismo.

Bebida com gás – Outro estudo, feito por um grupo de cientistas chineses, da Universidade de Sun Yat-Sem, em Guangzhou, descobriu, por exemplo, que uma boa saída para diminuição dos sintomas da ressaca é consumir refrigerante com sabor de limão. Segundo o grupo liderado pelo químico Hua-Bin Li, a água com gás já pode ajudar bastante. Outra pesquisa publicada em outubro na revista Food and Function, também da Royal Society of Chemistry, aponta que estas bebidas atuam contra um vilão principal da ressaca, o acetaldeído (produto metabolizado do etanol). A água com gás e o refrigerante de limão teriam funcionado de forma mais eficiente do que 57 tipos de ervas e chás pesquisados pelos chineses. 

Confira alimentos que podem atenuar sintomas da ressaca:

- água de coco, gengibre e limão (contra náuseas e vômitos)
-Arroz integral;
- Batata,inhame, cará, mandioca, batata doce;
- Abóbora moranga;
- Frutas;
- Folhas verdes (principalmente as escuras, como couve e espinafre);
- Alho;
- Chá verde.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário