Ressaca de final de ano

Imagem:

Compartilhar:

Saúde [1]

Festas: hidratação e boa alimentação reduzem efeitos da ressaca

Criado em 23/12/13 14h27 e atualizado em 23/12/13 22h26
Por Luiz Claudio Ferreira Fonte:Portal EBC

Champanhe - final de ano
Antes, durante e depois das festas, é importante equilibrar o consumo de bebidas e hidratação (Pedro Dias- Creative Commons)

Dor de cabeça, mal-estar e outros incômodos relacionados à ressaca não combinam com o clima das festas de final de ano e podem ser evitados com alguns cuidados antes, durante e até depois das comemorações. Pesquisas recentes apontam e profissionais advertem que a hidratação regular e boa alimentação podem salvar o dia seguinte.

“A primeira orientação para evitar os sintomas é alimentar-se bem. Ingerir bebidas alcóolicas em jejum, por exemplo, não faz bem pois potencializa o esvaziamento gástrico e a absorção de álcool”, explica a nutricionista brasiliense Karyne Quirino. Ela explica que nos dias das festas é necessário consumir alimentos pobres em gorduras, com poucos condimentos e hidratar-se o tempo todo.

Leia mais: Excesso de comida também pode gerar "ressaca" de final de ano [2]

Já para o dia seguinte, a fim de minimizar os sintomas da ressaca, a recomendação é consumir cerca de três litros de água ao longo das 24 horas seguintes. “A desidratação é responsável por parte dos sintomas da ressaca, dentre eles a dor de cabeça. Caso surjam sintomas como náuseas e vômitos, é recomendável o consumo de água de coco, gengibre e limão”, apontou a nutricionista. Para diminuir os efeitos do álcool no fígado, frutas, verduras e ricos em fibras (leia abaixo).

Novidade –  As recomendações nutricionais vão ao encontro de resultados de pesquisas científicas recentes. Um estudo publicado no último dia 19 dezembro [3] pelo instituto Royal Society Chemistry (no Reino Unido) por cientistas coreanos chegou à conclusão que o ginseng vermelho, planta que é tratada como afrodisíaca em alguns países, alivia os sintomas da ressaca do álcool. Segundo os pesquisadores, liderados por Jong Ho-Lee, foram investigados, por duas semanas, os efeitos do ginseng em 25 homens saudáveis. Os indivíduos beberam 100 ml de uísque (40% de álcool) e as amostras de sangue eram coletadas quatro horas após o consumo. Com o consumo do ginseng, os níveis de álcool e dos produtos metabolizados caíram, o que aliviou os efeitos no organismo.

Bebida com gás – Outro estudo, feito por um grupo de cientistas chineses, da Universidade de Sun Yat-Sem, em Guangzhou, descobriu, por exemplo, que uma boa saída para diminuição dos sintomas da ressaca é consumir refrigerante com sabor de limão. Segundo o grupo liderado pelo químico Hua-Bin Li, a água com gás já pode ajudar bastante. Outra pesquisa publicada em outubro na revista Food and Function [4], também da Royal Society of Chemistry, aponta que estas bebidas atuam contra um vilão principal da ressaca, o acetaldeído (produto metabolizado do etanol). A água com gás e o refrigerante de limão teriam funcionado de forma mais eficiente do que 57 tipos de ervas e chás pesquisados pelos chineses. 

Confira alimentos que podem atenuar sintomas da ressaca:

- água de coco, gengibre e limão (contra náuseas e vômitos)
-Arroz integral;
- Batata,inhame, cará, mandioca, batata doce;
- Abóbora moranga;
- Frutas;
- Folhas verdes (principalmente as escuras, como couve e espinafre);
- Alho;
- Chá verde.

Tags:  ressaca [5], final de ano [6], bebida [7], festas [8], Natal [9], Ano Novo [10], exagero [11], hidratação [12], alimentação [13]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário