Dois garotos observam uma casa que foi destruída por um ataque israelense no campo de refugiadaos Maghazi, em Gaza

Imagem:

Compartilhar:

ONU alerta para a existência de 200 mil pessoas deslocadas em Gaza

Criado em 27/07/14 08h38 e atualizado em 27/07/14 12h23
Por Agência Lusa

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou hoje para a crescente situação de emergência humanitária que vive a população em Gaza, onde cerca de 200 mil pessoas se tornaram deslocadas internas desde o início da ofensiva israense, há 20 dias.

Faixa de Gaza: entenda o conflito entre israelenses e palestinos [2]

Em comunicado divulgado neste domingo, a agência da ONU para a coordenação de assuntos humanitários (OCHOA, na sigla inglesa) apontou que 3.333 habitações foram, total ou parcialmente, destruídas na Faixa de Gaza, "produzindo centenas de mortes de civis e deslocando os sobreviventes", que contabiliza em 200 mil pessoas.

Os deslocados são alojados em casas de familiares ou escolas da ONU, que se encontram em superlotação. Estas escolas-albergue, segundo as previsões iniciais, têm capacidade para acolher cerca de 50 mil pessoas, número que foi duplicado nos últimos dias e que obrigou a OCHOA a estabelecer dentro das suas prioridades humanitárias a ampliação da resposta do grupo.

Segundo o comunicado, quase todos os residentes de Gaza, cerca de 1,8 milhões de pessoas, viram-se afetados pela ofensiva militar que causou a morte de 1.053 palestinos, 73% destes civis, e 6.000 feridos, a metade mulheres e crianças. A já deteriorada situação que viviam os palestinos na Faixa de Gaza, depois de oito anos de bloqueio israense, agravou-se nos últimos 20 dias desde o começo da operação Margen Protector, tendo em vista diminuir a capacidade ofensiva do Hamas.

A agência da ONU alertou que atualmente 1,2 milhões de pessoas carecem ou têm um acesso limitado a água potável e serviços sanitários. Além disso, 8% dos habitantes dispõem apenas de quatro horas de eletricidade diárias devido à escassez de combustível que alimenta a única unidade elétrica de Gaza, também atacada na semana passada.

Leia também:

Hamas anuncia que aceita trégua de 24 horas [3]

Corpos de mais de 140 palestinos são encontrados durante cessar-fogo [2]

Grandes potências pedem ampliação do cessar-fogo em Gaza [4]

Hamas e Israel aceitam trégua humanitária de 12 horas [5]

Israel aceita prorrogar cessar-fogo em Gaza por mais quatro horas [6]

Hamas volta a atacar Israel, diz porta-voz do Exército [7]

Hamas assume ataques a Israel após trégua [8]

Tags:  Faixa de Gaza [9], conflito armado [10], Israel [11], Palestina [12], Hamas [13], trégua [14], ONU [15], desabrigados [16], deslocados [17], número [18]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [19] Fazer uma Reclamação [19] Fazer uma Elogio [19] Fazer uma Sugestão [19] Fazer uma Solicitação [19] Fazer uma Simplifique [19]

Deixe seu comentário