one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


23/07/2014 –  Faixa de Gaza - Estufas agrícolas em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, usadas para cultivar tomates, pepinos, cebolas e abóboras foram destruídas em ataques no início desta semana

Imagem:

Compartilhar:

Hamas anuncia que aceita trégua de 24 horas

Criado em 27/07/14 07h10 e atualizado em 27/07/14 10h30
Por Agência Lusa

Pouco tempo depois de Israel ter retomado a ofensiva na Faixa de Gaza, o movimento islamita Hamas disse, neste domingo, que aceita uma trégua humanitária de 24 horas na região a partir das 14h locais (8h  em Brasília).

Faixa de Gaza: entenda o conflito entre israelenses e palestinos

"Em resposta a um pedido das Nações Unidas, os movimentos da Resistência (palestina) aceitaram uma trégua humanitária de 24 horas que começará às 14h (8h de Brasília) de hoje", indicou o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, em comunicado.

Zuhri disse que o cessar-fogo ocorrerá antes dos três dias do feriado muçulmano Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã e que deverá começar segunda-feira.

Israel não reagiu ao anúncio do Hamas e os ataques israelitas continuam em Gaza. Os dois lados do conflito concordaram em fazer uma trégua humanitária de 12 horas no sábado, com Israel se mostrando favorável ao prolongamento do cessar-fogo até à meia-noite deste domingo, enquanto o Hamas retomou os disparos de foguetes.

Durante os disparos, um soldado israelense foi morto, elevando para 43 o número de baixas no exército de Israel. A operação em Gaza começou em 8 de julho e já causou a morte de 1.053 palestinos e feriu outros 6 mil. Hoje de manhã, Israel anunciou que retomaria os ataques a Gaza, depois dos "incessantes" disparos do Hamas.

Pelo menos oito palestinos morreram desde a retomada da ofensiva israelense no território. Entretanto, a França condenou a "engrenagem" de ataques em Gaza a Israel e pediu urgência num "verdadeiro cessar-fogo" e na "abertura de negociações".

"Apesar dos múltiplos apelos internacionais e de compromissos das duas partes, os ataques recomeçaram em Gaz, com Israel e seu insuportável cortejo de destruição e mortes. Quaisquer que sejam as razões invocadas, nada conseguirá justificar a continuidade de confrontos sangrentos", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius. "A França condena esta engrenagem e reclama com urgência um cessar-fogo real e a abertura de negociações", acrescentou.

Leia também:

Corpos de mais de 140 palestinos são encontrados durante cessar-fogo

Grandes potências pedem ampliação do cessar-fogo em Gaza

Hamas e Israel aceitam trégua humanitária de 12 horas

Israel aceita prorrogar cessar-fogo em Gaza por mais quatro horas

Hamas volta a atacar Israel, diz porta-voz do Exército

Hamas assume ataques a Israel após trégua

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário