one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Chris Stevens

Imagem:

Compartilhar:

Depois de morte de embaixador, Estados Unidos enviam fuzileiros navais à Líbia

Criado em 12/09/12 13h31 e atualizado em 12/09/12 14h05
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - Após o ataque ao Consulado dos Estados Unidos em Benghazi, na Líbia, que matou quatro pessoas entre elas o embaixador norte-americano Christopher Stevens, o presidente Barack Obama determinou o envio de uma equipe de fuzileiros navais ao país. Os fuzileiros fazem parte da Equipe de Segurança Antiterrorismo.

A decisão de enviar a equipe, que será reforçada por cerca de 50 soldados, e o anúncio de Obama de que aumentará o esquema de segurança em embaixadas e consulados norte-americanos no mundo ocorreram depois que o prédio da representação diplomática em Benghazi foi atacado por manifestantes enfurecidos com o filme Inocência dos Muçulmanos.

Leia também:
Embaixador norte-americano na Líbia é morto durante ataque
Presidente Obama condena ataque que matou embaixador dos EUA
Brasil repudia ataques a representações diplomáticas norte-americanas
Parlamento líbio escolhe hoje primeiro-ministro do governo provisório

Para alguns muçulmanos, o filme supostamente insulta o profeta Maomé. Informações preliminares indicam que o vídeo foi produzido por um californiano de 52 anos, chamado Sam Bacile, e promovido por um expatriado egípcio copta, uma etnia da região que prega o cristianismo.

Os supostos autores do filme são descritos como tendo posturas críticas ao Islã. Um trailer do filme de baixo orçamento foi postado no YouTube, traduzido para o árabe. Os ataques ao consulado resultaram nas mortes do embaixador norte-americano e outros três funcionários.

No Egito, manifestantes escalaram as paredes da embaixada dos Estados Unidos, no Cairo, e substituíram a bandeira norte-americana por uma bandeira islâmica. Condenando os ataques, Obama disse que serão disponibilizados "todos os recursos necessários para garantir a segurança do pessoal na Líbia e reforçar a segurança em todas as representações diplomáticas no mundo".

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário