one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As eleições dos EUA estão previstas para amanhã (6)

Imagem:

Compartilhar:

Na reta final, Obama se apoia na mobilização de eleitores e Romney, na TV

Criado em 27/10/12 11h15 e atualizado em 27/10/12 12h19
Por Vitor Abdala Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – Na reta final da campanha eleitoral, os dois principais candidatos à Presidência dos Estados Unidos tentam conseguir o apoio dos eleitores indecisos para garantir a maioria dos votos no colégio eleitoral. Segundo o pesquisador Chris Galdieri, do Saint Anselm College, tradicional instituição de estudos políticos de New Hampshire, nesta fase, o democrata Barack Obama vai se apoiar principalmente na mobilização dos eleitores.

O republicano Mitt Romney, por sua vez, aposta em uma presença massiva na televisão e no bom desempenho obtido após o debate em Denver. “Em ambos os lados, SuperPACs [comitês de ação política, que fazem propaganda em nome dos candidatos] estão gastando milhões em propagandas de ataque [ao adversário]”, disse Galdieri.

De acordo com o pesquisador, a disputa deve continuar apertada até o dia das eleições, 6 de novembro, e qualquer descolamento de um candidato nas pesquisas de intenção de voto nos próximos dias, provavelmente, significará sua vitória nas urnas.

LEIA TAMBÉM:
A dez dias da votação, eleições americanas permanecem indefinidas
Saiba como funciona a votação nos Estados Unidos

Para Galdieri, “emprego e economia” são os assuntos que mais preocupam o eleitor americano. Por isso, grande parte do debate eleitoral nos Estados Unidos girou em torno da geração de empregos e da recuperação econômica do país.

“O presidente Obama argumenta que estamos vendo uma lenta, mas estável recuperação, graças a suas políticas, como o projeto de lei de recuperação e estímulo econômico aprovado em 2009, e que outro mandato permitirá a ele assegurar que a recuperação continue. O governador Romney argumenta que a recuperação está sendo muito lenta e prejudicada pelas políticas de Obama e pelos gastos e regulações do governo”, acrescenta.

Galdieri acredita que, se vencer a eleição, Romney focará em uma política externa “mais agressiva”, no corte dos gastos governamentais, em mudanças dramáticas em programas sociais como Medicare e Medicaid (programas de assistência à saúde governamentais) e na anulação do projeto de Obama de universalizar o acesso a planos de saúde, apelidado de “Obamacare”.

Já Obama, caso seja reeleito, cumprirá um mandato menos calcado em mudanças e mais na manutenção do curso de seus primeiros quatro anos de governo. Galdieri aposta que o candidato democrata tentará mudar a estrutura de impostos e os padrões de gastos do governo.

Edição: Nádia Franco
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário