one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mulheres ao computador

Imagem:

Compartilhar:

Brasil criou mais de 118 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos na última década

Criado em 05/12/12 10h00 e atualizado em 05/12/12 13h29
Por Flávia Villela Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Mulheres ao computador
Um quarto das entidades estão sediadas no Nordeste,o que reflete o fortalecimento da sociedade civil na região. (anapaulabrasa / Creative Commons)

Rio de Janeiro – Das 118,7 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos criadas no Brasil na década passada, 49% surgiram nos últimos cinco anos. A maior parte está relacionada às áreas de defesa de direitos e do cidadão.

A informação faz parte do Perfil das Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos em 2010, divulgado hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Leia também:

Mulheres são maioria entre empregados de fundações privadas, mas ganham menos

Sul e Sudeste concentravam maioria das entidades de assistência social em 2010

Maioria das fundações privadas e associações sem fins lucrativos tem cunho religioso
 

O estudo mostra também que um quarto dessas novas entidades estão sediadas no Nordeste, o que reflete o fortalecimento da sociedade civil na região. Das entidades criadas entre 2001 e 2010, cerca de 30% eram de desenvolvimento e defesa de direitos e associações patronais e profissionais e 27% eram religiosas.

Em 2010, existiam 290,7 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos, o que representava 52,2% das quase 557 mil entidades sem fins lucrativos e 5,2% do total de 5,6 milhões de entidades públicas e privadas, lucrativas ou não.

A pesquisa foi feita com base no Cadastro Central de Empresas (Cempre). Duas versões anteriores foram feitas, em 2002 e 2005, com o objetivo de mapear essas entidades, que, além de não terem a finalidade de obter lucros, devem ser privadas, legalmente constituídas, autoadministradas e voluntárias. Partidos políticos e sindicatos, conselhos, fundos e consórcios municipais e condomínios, por exemplo, não se enquadram nessa categoria.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário